Localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), na zona sul da cidade, e vizinho ao Jardim Botânico e ao Zoo Safari, o Zoológico de São Paulo segue sendo uma das atrações mais procuradas por famílias nos feriados e fins de semana na capital paulista.
Inaugurado em 1958, o espaço hoje conta com mais de 1500 espécies, inclusive algumas ameaçadas. Dentre os animais podemos destacar os grandes felinos, como os leões, o tigre e a onça pintada; os elefantes; as diversas variedades de aves, incluindo araras, tucanos e flamingos; e os macacos que atravessam as pontes de corda e cativam os olhares dos visitantes com cada movimento.
A natureza do lugar é exuberante e conta com muitas plantas nativas da Mata Atlântica. Os bichos ficam em habitats apropriados, que remetem aos seus espaços na natureza. Em ambientes fechados podemos visitar diferentes espécies de anfíbios e de serpentes. Os frequentadores fazem fila e se espremem em frente aos vidros para observar e aprender mais sobre esses animais.
Para agradar às crianças existe ainda o Mundo dos Dinossauros, atração paga à parte que conta com réplicas mecânicas dos répteis gigantes e brinquedos temáticos para os pequenos.
Mas se engana quem pensa que o zoológico é apenas uma área de lazer. O lugar também desenvolve a conservação das espécies, a pesquisa científica e a educação para a conservação (com visitas educativas em horários agendados).
O local está sendo mantido desde dezembro pelo Consórcio Reserva Paulista, que ganhou a concessão para explorar o espaço no ano passado, juntamente com o Jardim Botânico e o Zoo Safári. Algumas melhorias já implantadas foram a venda de ingressos online, bancos e bebedouros novos, além de mais ofertas de alimentação, como a venda de pipoca e novas lanchonetes.
Mais informações: zoologico.com.br
Texto por: Cláudia Costa
Foto destaque por: Paulo Gil