Zanzibar é o destino que evoca paisagens exóticas, noites árabes e faz parte do roteiro de destinos paradisíacos e de luxo. O local é um pequeno arquipélago na costa da Tanzânia, formado pelas ilhas Zanzibar e Pemba e por ilhotas que as cercam, oferecendo variações cromáticas insanas, típicas do Oceano Índico.
Neste lugar mora a incrível beleza natural, que é a principal atração do destino, e também a tranquilidade em frente às magníficas praias, que são ideais para descansar e desfrutar do sol. Esse lindo destino é o paraíso para os amantes de pesca, mergulho e kitesurf.
Praias de areia fina e branca e de águas esverdeadas impressionam qualquer um, banhadas pelas águas mornas do Oceano Índico. Além das praias, os visitantes se encantam na charmosa ilha com ruelas tortuosas e labirínticas, onde o visitante pode se perder e se encontrar na mesma facilidade, graças à hospitalidade dos moradores.
Zanzibar é considerado um destino mítico, devida às suas lendas da antiguidade, dos grandes tesouros da sua vegetação e das maravilhosas praias. A capital do local, Stone Town (Cidade da Pedra) é a alma do destino, onde estão localizados mercados, lojas, museus e restaurantes.
Stone Town é uma cidade histórica e popular pela arquitetura, formada por pequenas vias. Deslumbrar dos prédios antigos e portas que contam histórias através de desenhos é uma das atividades a se fazer na capital, além de conhecer alguns outros lugares incríveis.
Conhecida também como Spice Island, Zanzibar ganhou esse nome por produzir muitos temperos, como baunilha, noz-moscada, pimenta, açafrão, canela, cardamomo, gengibre, cravo, entre outros. As surpresas ficam por conta da gastronomia, que é perfumada com as especiarias locais.
Conheça algumas atrações como a Casa do Sonho, que foi construída em 1883 e usada como salão de festas para antigos sultões e governantes. Os canhões portugueses à sua frente foram construídos no século XVI. Há também a cúpula do templo hindi Shakti, uma casa religiosa em homenagem aos diversos deuses indianos.
Para quem quiser conhecer alguma catedral, a dica é visitar duas: Catedral de São José, igreja católica romana; e a Igreja Anglicana Catedral de Cristo, construída em 1873, no mesmo local onde havia o último mercado de escravos.
Não deixe de visitar o Mercado Municipal, a Casa da Paz e as ruínas do antigo Forte Árabe ou Forte Omani, que garantem muitas surpresas e conhecimento da cultura e história local. Um passeio comum e muito usado na região é um “spice tour” até as fazendas, para conhecer e ver de perto como é o cultivo das especiarias locais.
Como chegar
Onde ficar
Onde comer
Double Tree by Hilton Hotel Zanzibar – Stone Town
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por: iStock / Robertobinetti70