As ilhas gregas figuram o imaginário da grande maioria dos turistas do mundo inteiro. Combinação perfeita de casinhas brancas e um mar de um azul infinito, elas encantam casais em lua de mel, amigos em busca de belas experiências e até famílias inteiras. E na ilha de Zakynthos não podia ser diferente. Terceira maior ilha Jônica da Grécia, ela possui tantos cenários lindíssimos que nem parecem de verdade.
A praia de Navagio, por exemplo, é uma das mais bonitas do mundo. Em sua paisagem, um mar azul cristalino contrastando com a areia fininha e branca e um rochedo que a cerca, formando um cenário paradisíaco. Além da beleza exuberante, a praia ainda tem como atrativo o navio Panagiotes, que servia para contrabando e foi destruído com o tempo, o que rendeu o apelido “Praia do Naufrágio” ao local.
Outro ponto positivo para os turistas é a vista panorâmica a partir de uma plataforma instalada no topo da montanha, de onde é possível ver toda a ilha. Se você é corajoso e aventureiro, ainda dá para se jogar de base jump e ter uma experiência inesquecível, além de emocionante o salto permite uma visão única de todo o cenário cinematográfico.
Além da já famosa Navagio, Zakynthos conta com 125 quilômetros de litoral, tornando-se um destino perfeito para quem busca praia e sol. Outro destaque fica por conta da praia de Porto Limnionas, que possui um visual único. O lugar não possui areia à sua volta e é caracterizada por um estreito braço de mar translúcido que invade a ilha, formando um lugar tranquilo para nadar.
Localizada bem próximo à Itália, a ilha conta com grande influencia do país vizinho, principalmente na arquitetura. Sua principal cidade, também chamada de Zakynthos, lembra Veneza. São igrejas, lojinhas e restaurantes espalhados pela aconchegante vila.
Assistir o pôr-do-sol na Grécia é um espetáculo a parte. Na ilha, vale escolher um cantinho entre os restaurantes de Porto Schiza para apreciar a natureza dando seu show diário.
Zakynthos fica a 330 quilômetros da capital Atenas. Para chegar até lá, é necessário pegar um ferry boat que sai do porto de Kyllini. A travessia tem duração de aproximadamente uma hora e a embarcação possui estrutura de navio.
Para aproveitar cada canto desse paraíso, a dica é visitá-lo entre os meses de junho e setembro, quando as temperaturas ficam amenas, ideais para um dia de sol e mergulho.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por IStock/ extravagantni