O Lago Ypacaraí é um dos dois maiores lagos do Paraguai, ao redor dele se formou um famoso balneário chamado San Bernardino, uma cidade de colonização alemã que encanta pelo charme e pelo agito, principalmente na temporada de verão.
A cidade de San Bernardino fica há menos de 50 km de Assunção e o turista consegue chegar lá facilmente de carro, as estradas são boas e a paisagem é muito agradável.
A língua oficial do Paraguai é o Guarani que é falado por mais de 85% dos habitantes, Ypacaraí quer dizer “Lago do Senhor”, e o local têm servido de ponto de encontro dos paraguaios para praticar esportes aquáticos e tomar banho de sol, além de praticar natação nas águas quentes e limpas do lago. Na região em volta do Ypacarai existem dezenas de pequenos bares, restaurante e locais de entretenimento, é possível hospedar-se em bons hotéis, pousadas ou sofisticados spas.
As temperaturas ficam em torno de 25 a 44 graus durante o verão, já durante o inverno as temperaturas podem despencar e chegar a 0º C, Sanber, é a “praia” de água doce mais popular do país. O Paraguai não tem região de litorânea nem saída para o mar, portanto é nessa região que fica a verdadeira praia paraguaia. Passar um final de semana por lá para fugir do agito da capital é sempre uma boa dica para escapar do stress do dia a dia.
Conheça outras atrações pertinho de Assunção:
Areguá – a capital do morango, onde você encontra artesanato de cerâmica, doces típicos e construções históricas;
Itá – onde você encontra trabalhos de cerâmica e artesanato paraguaio;além de construções da época colonial e gastronomia tipicamente artesanal.
Itauguá – a cidade do ñandutí, para quem não conhece é uma espécie de crochê bem sofisticado confeccionado à mão, um dos tecidos que mais identifica o Paraguai
Caacupé – a capital espiritual do país, Caacupé está para o Paraguai como Aparecida do Norte para o Brasil;
Mais informações – senatur.gov.py
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque: Divulgação/ Paraguai