Tente imaginar como deveria ser uma cidade britânica durante o fim da Idade Média. Ruas apertadas com calçamento de pedras, construções com tijolos e vigas de madeira aparentes, todo o tipo de pequeno comércio e igrejas em estilo gótico. É exatamente esse cenário que ainda está preservado no centro da cidade de York, no condado de mesmo nome (Yorkshire), a 200 km ao norte de Londres.
Com uma extensão de três quilômetros, boa parte das muralhas construídas no século XIII ainda cerca a área do centro histórico, que possibilita uma volta ao passado em uma cidade medieval. Mesmo que hoje o lugar já ofereça toda uma estrutura turística moderna (com hotéis, lanchonetes, lojas variadas e cafés), o centro de York ainda preserva seu charme e herança histórica. O ponto mais famoso é a The Shambles, uma rua estreita que virou cartão-postal da cidade por remeter diretamente ao século XIV.
Como toda clássica cidade da Inglaterra, York tem uma infinidade de casas de chá e pubs em estilo bem tradicional. Ainda no centro, visite a impressionante Catedral de York, erguida em 1472; o York Castle Museum, que retrata com primor a época vitoriana, recriando até mesmo uma rua inteira; e a Clifford’s Tower, que teve papel importante na história do país.
Cercado por um jardim botânico, o Yorkshire Museum reúne artefatos encontrados na região que datam desde a pré-história. Uma curiosidade é que York já fez parte de um território viking e, na época, era chamada de Jorvik. Para embarcar nesse período da história da cidade, visite o Jorvik Viking Centre.
Esses são apenas alguns dos tesouros que você pode encontrar em uma viagem a York. Explore cada um dos cantos dessa cidade histórica e opte por passeios a pé – é fácil caminhar pelo centro, que é bem compacto e com pouco movimento de carros. À noite, York ganha uma atmosfera ainda mais especial.
Como chegar
Entre São Paulo e Londres, há voos sem escalas pela Latam e pela British Airways. A viagem de trem da capital inglesa até York dura duas horas.
Onde ficar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / moomusician