O Parque Nacional de Yellowstone fica entre os estados norte-americanos de Montana, Idaho e Wyoming. Essa área de proteção da natureza é grandiosa em vários sentidos. Possui uma área de nove mil quilômetros quadrados, foi o primeiro parque nacional do mundo (inaugurado em 1872) e abriga o mais famoso gêiser do planeta, o Old Faithful.
Além desses incríveis jatos d’água, Yellowstone possui milhares de fontes geotermais, nascentes de rios, montanhas, florestas, lagos, cachoeiras e cânions. No parque, vivem várias espécies de animais selvagens típicas do clima temperado, como ursos, lobos, bisontes e alces. Todos esses elementos formam incríveis paisagens muito bem preservadas, o que torna Yellowstone uma verdadeira obra-prima da natureza.
O parque encontra-se sobre uma enorme caldeira vulcânica. Há milhares de anos atrás, aconteceram grandes erupções vulcânicas e atividades geológicas. As crateras formadas pelos antigos vulcões hoje são fontes termais coloridas por causa dos microrganismos ali presentes. As águas vão do azul ao verde e amarelo. Nessa região está o lago Yellowstone, o maior em elevação da América do Norte.
Cientistas consideram improvável que aconteçam erupções vulcânicas num futuro próximo, mas movimentos sísmicos são comuns por lá. Em Yellowstone ocorrem milhares de tremores todos os anos. O parque compreende mais de 300 gêiseres, cerca da metade de todos os ativos existentes no mundo.
Yellowstone é um grande destino turístico, principalmente durante os meses mais quentes do ano, de junho a agosto. O parque é um ótimo destino para fazer trilhas, acampar e tirar fotos. Mas tudo é muito bem controlado, para que a natureza permaneça intacta.
Mais informações em: nps.gov/yell/index.htm
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / f11photo