As paisagens chinesas são encantadoras. No país, o que não faltam são cenários cinematográficos que, apesar de pouco visitados, vem ganhando a atenção de turistas do mundo inteiro. Na parte sul do destino, por exemplo, encontra-se Yangshuo e suas montanhas íngremes e cobertas de verde.
Antiga aldeia, a pequena cidade – para os moldes do país, com 300 mil habitantes – chama a atenção exatamente por essa paisagem. As cadeias de montanhas – que teriam inspirado o filme Avatar – se unem às águas calmas e transparentes do rio Li e aos campos de arroz formando um cenário único e encantador.
Tranquila, Yangshuo forma o perfeito contraste com a agitação típica das grandes cidades chinesas. Aos que pensam que é impossível aquela sensação de “estar sozinho” nas multidões da China, o destino prova que, no interior, ainda é possível relaxar ao som da natureza.
Para desfrutar das belezas naturais, a dica é praticar trekking ou alugar uma bike e percorrer os arredores. Para um passeio aquático, vale pegar um dos tradicionais Bamboo Boats e descer o Rio Li em uma espécie de rafting (sem muita aventura).
A cidade conta ainda com uma cascata e uma caverna que completam o surpreendente panorama.
No centrinho da cidade, o que não faltam são bares, restaurantes e lojinhas de suvenirs. Agitado, o lugar conta também com alguns hotéis, que são mais indicados para viajantes solo, que não abrem mão da praticidade e do contato com outros turistas.
Yangshuo não possui aeroporto, portanto, a maneira mais fácil de chegar até lá é via Guilin, a capital da região. A cidade está a cerca de 40 minutos dali. Alguns hotéis oferecem transfer entre os dois lugares.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ aphotostory