A WTM Latin America teve seu encerramento ontem após três dias de exposições no Expo Center Norte, em São Paulo. Refletindo o momento atual do turismo no país, o evento, que está em seu 10º ano, teve mais visitantes e mais estandes do que nas edições anteriores.
Segundo Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, o feedback recebido pelos expositores foi positivo. O aumento no número de visitantes e de estandes ampliou as possibilidades de negócios para quem participou do evento. A organização registrou um aumento de 36% de visitantes únicos em comparação com a última edição: de 11.695 para 15.994.
Já a área comercializada teve um acréscimo de 8% em comparação a 2023: foram 623 expositores de 45 países. Um terço desses estandes era de destinos nacionais. Além dos brasileiros, a feira deste ano destacou uma grande presença de latino-americanos. “Percebemos uma maior presença das cidades brasileiras, além dos estados, a força da América Latina e a chegada de novos expositores de diferentes partes do mundo, o que reflete o movimento do próprio mercado”, diz Bianca Pizzolito, gerente de vendas da WTM.
As tecnologias que fazem da WTM um evento inteligente também foram essenciais para o networking e para a captação de novos negócios, duas das principais premissas do evento. “Facilidades como o Connect Me, nossa plataforma de agendamento de reuniões, o sistema de captura de leads pelos expositores e a recomendação de prospects por meio de inteligência artificial de acordo com as buscas realizadas ampliam as oportunidades para além dos três dias de evento”, pontua Daniel.
O sucesso do evento se estendeu à programação técnica oferecida nos três teatros temáticos. Explore Technology, Explore Transformation e Explore Trends receberam 55 palestras, painéis e capacitações com a derivações de temas relacionados a tendências, diversidade, inclusão, sustentabilidade e tecnologia.
Gabriela Otto, curadora do conteúdo relacionado a tecnologia e inovação, destacou o nível das discussões que aconteceram no espaço, que deixaram de tratar esses temas como algo distante e abstrato para entender as suas aplicações reais nos negócios. “A gente teve alguns highlights do que está acontecendo na vanguarda da tecnologia digital. Se falou muito de ChatGPT, como o turismo pode usar essa e outras tecnologias na prática, a importância da inteligência artificial, pesquisas incríveis sobre perfil de cliente, jornada digital deste cliente. Palestrantes e público estão muito interessados em saber as implicações imediatas para o negócio dos temas debatidos”, comentou.
Gustavo Pinto, curador do Explore Transformation, comemorou as dezenas de histórias compartilhadas no espaço durante os três dias. “Sou conselheiro para o Turismo Responsável da WTM desde 2015 e é uma alegria ver o crescimento desse espaço, o aumento do interesse dos profissionais em relação a temas tão essenciais para o desenvolvimento do turismo com viés sustentável”, disse.
Quem perdeu a feira deste ano já pode se programar para a próxima. A edição de 2024 está prevista para ocorrer de 2 a 4 de abril, no Expo Center Norte.
Texto por: Cláudia Costa com agência
Foto destaque por: Cláudia Costa