Corredores movimentados, 565 expositores de 40 países, teatros de capacitação cheios e muita energia positiva marcaram o encerramento da WTM Latin America 2022, que aconteceu em São Paulo entre 05 e 07 de abril. Nos dois primeiros dias de evento, a organização registrou a entrada de 10.725 visitantes, número que representa crescimento de 8,7% na comparação com 2019. “O evento reforça os sinais de um futuro positivo para o turismo, com a perspectiva de fechamento de negócios e muitas reflexões sobre a atividade”, comemora Simon Mayle, diretor da WTM Latin America.
Outra conquista importante foi a grande adesão à plataforma de agendamento, que registrou a marcação antecipada de 6 mil reuniões no decorrer dos três dias de evento. Thaís Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação, credita esse resultado a um aprendizado da pandemia. “O latino-americano não tinha o hábito de planejar a agenda antes dos eventos e essa mudança comportamental veio com a participação em eventos virtuais nos últimos dois anos”, pontua. Bianca Pizzolito, gerente de vendas para o Brasil e a América Latina, acrescenta o ganho que essa mudança comportamental traz para a organização dos fluxos e para a captação de novos negócios, uma das principais premissas do evento.
Nesse sentido, a feira registrou importantes avanços. Um dos mais emblemáticos foi o fechamento de um acordo comercial entre a CVC e a Oktoberfest de Blumenau (SC). A operadora passará a vender ingressos para a maior festa da cerveja das Américas e segunda maior do mundo nas 1.200 lojas próprias e em todas as franqueadas da rede.
Minas Gerais também aproveitou o encontro para fazer o pré-lançamento da Via Liberdade, uma rota de 1.179 km pela BR-040 que une atrativos históricos e culturais do estado com os do Rio de Janeiro, de Goiás e do Distrito Federal. “Já temos 70 vivências e roteiros mapeados, além da previsão de capacitações para mostrar atrativos para além das Cidades Históricas, evidenciando sete Patrimônios da Humanidade, entre outros aspectos”, resumiu Milena Pedrosa, secretária adjunta de turismo de Minas Gerais.
André Dias, secretário de turismo do Pará, também destacou a importância da WTM para a divulgação do estado e, consequentemente, para a sua economia. “A criação de empregos responsáveis é uma prioridade para que o negócio e a conservação andem lado a lado. Trouxemos ao evento a visão de um estado cada vez mais conectado com a natureza, a gastronomia e o povo”, disse.
O sucesso do evento se estendeu à programação técnica oferecida nos três teatros temáticos. As 55 palestras, painéis e capacitações apresentaram derivações de temas relacionados aos principais pilares desta edição: Diversidade e Inclusão, Turismo Responsável e Tecnologia. “As histórias contadas e os ensinamentos compartilhados comprovam o poder que o turismo tem de impactar positivamente a vida das pessoas”, pontua Mayle.
Sobre a WTM Latin America
Considerada o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina, a WTM Latin America ocorre anualmente em São Paulo e atrai milhares profissionais de turismo durante três dias de evento. A feira oferece conteúdo qualificado, além de networking e oportunidades de negócios.
Mais informações em: wtm.com/latin-america
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação