Em maio do ano que vem, os olhos do mundo estarão voltados para Windsor, cidade nos arredores de Londres onde acontecerá o casamento do Príncipe Harry com a atriz Meghan Markle. Mas as relações entre Windsor e a família real britânica vão muito além desse fato. Ali fica o Castelo de Windsor, uma das residências oficiais da rainha e também o maior e mais antigo castelo habitado do mundo.
Construído no século XI, o castelo é lar de monarcas há mil anos e o local preferido da Rainha Elizabeth para passar o fim de semana. Aberto a visitas durante todo o ano, é possível conhecer muitos de seus aposentos, todos luxuosos e decorados em estilo barroco, além da casa de bonecas da Rainha Mary, a bela capela gótica de St. George (onde vai acontecer o casamento real) e inúmeras obras de arte da coleção particular da família real, como pinturas, porcelanas e móveis.
Outra atração do Castelo de Windsor é a tradicional troca da guarda, que acontece geralmente às 11h das segundas, quartas, sextas e sábados. Os guardas marcham pela cidade de Windsor até o castelo, onde a troca acontece. Para entrar no castelo, é preciso comprar um ingresso (20,50 libras, preço para adultos).
Windsor também é uma cidade bem agradável para passear a pé, com vários restaurantes, cafés, lojas e parques. Dá para atravessar a ponte para pedestres sobre o Rio Tâmisa até a cidade de Eton. Se estiver com crianças, vale uma visita ao parque temático da LEGOLAND®, em Windsor, com várias atrações divertidas para curtir em família. Windsor fica a apenas 40 km do centro de Londres. A viagem de trem entre as duas cidades dura cerca de 35 minutos.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / walencienne