Já imaginou passar as férias em um destino onde a única opção de acesso é através de veículos elétricos? Sim, por lá não há carros. Na Suíça, essa experiência é possível e torna a viagem ainda mais emocionante e contemplativa. Sabe aquele destino de contos de fadas? Wengen é um desses. A pequena vila no meio dos Alpes Suíços, acima de Lauterbrunnen, está localizada a 1.275 metros acima do nível do mar.
Além das paisagens deslumbrantes, a vila também é um conhecido destino de férias, já que é bem agradável e especial por diversos motivos. Com localização privilegiada, o destino oferece uma ampla gama de atividades, em qualquer época do ano, mas com certeza é durante o inverno que a vila atinge seu esplendor e recebe um evento internacional com 50 mil espectadores anualmente.
Com pouco mais de mil habitantes, Wengen possui uma ótima estrutura hoteleira e pode ser ponto de partida para outras cidades na região de Jungfrau. O charme fica por conta das casinhas de madeira, vaquinhas com sinos e picos nevados, que completam o cenário cinematográfico.
Uma famosa atração que pode ser visitada o ano todo é Mannlichen, com mais de 2.300 metros de altitude. O lugar é um ponto de partida para a prática dos esportes de inverno, que podem ser explorados nas pistas de esqui e até mesmo trilhas na neve. Para chegar ao local, o turista pode pegar um bondinho cujo trajeto dura menos de dez minutos e que oferece uma vista de tirar o fôlego. Mannlichen ainda tem um hotel e restaurante, além de ter ligação com a cidade de Grindelwald por meio de um bondinho.
E outra atração que não pode ser deixada de lado é o Jungfraujoch. Wegen é ponto estratégico para quem visita Jungfraujoch, a estação de trem mais alta da Europa. Por lá há neve o ano todo e muitas atrações. A viagem de trem dura cerca de duas horas subindo os Alpes.
Como chegar
Partindo de Lauterbrunnen, o percurso de trem dura cerca de 15 minutos. Para quem vai de carro, pode deixá-lo no estacionamento de Lauterbrunnen. Há voos diretos entre São Paulo e Zurique pela Swiss.
Onde ficar
Onde comer
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / LeeYiuTung