O Deutsche Bank acaba de publicar um ranking das cidades com a melhor qualidade de vida no mundo. A primeira posição é ocupada por Wellington, a capital da Nova Zelândia, à frente de Edimburgo, Viena, Melbourne e Zurique.
Wellington: a pequena e mais descolada capital do mundo
Wellington construiu uma reputação invejável por ser uma cidade que oferece muita cultura, tecnologia, eventos e hotelaria de primeira linha. Em 2011, o renomado guia de turismo Lonely Planet atribuiu a ela o título de “pequena e mais descolada capital do mundo”. Em 2015, ela também entrou para a lista das “cidades mais legais do ano”, de acordo com a BBC.
Situada no extremo sul da Ilha Norte, entre um bonito porto e colinas verdes, é a capital da Nova Zelândia. Moderna e aconchegante, a cidade foi construída nas encostas de morros e tem uma vista privilegiada da baía de Porto Nicholson, com águas transparentes.
A cidade se divide em duas áreas. A parte baixa, onde fica o centro, e a alta, que concentra os bairros residenciais. Fervilhante polo cultural, Wellington está cheia de bares, restaurantes, cinemas, museus, teatros e shows musicais. A paisagem, como em todo o país, combina muito bem com os esportes radicais.
Entre as atrações do destino está a Oriental Bay, a praia de areia dourada, além de museus, galerias de arte e peças teatrais que fazem com que a cidade tenha um cenário cultural vibrante.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Ian Trafford