Com abertura programada para o próximo sábado, 24 de setembro, o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana (NMAAHC) é o último museu que será construído no National Mall, em Washington, DC, e promete ser a grande inauguração do ano na capital norte-americana.
Como todos os museus do Instituto Smithsonian, o NMAAHC terá entrada gratuita ao público. Esse será o único museu dedicado exclusivamente à cultura afro-americana e vai apresentar coleções de arte e artefatos que cobrem o período desde a Diáspora Africana até os dias de hoje. O exterior do edifício foi inspirado nas coroas usadas na África Ocidental.
Concebido pelo arquiteto David Adjaye, nascido em Gana, o exterior do edifício é artisticamente composto por um painel em três camadas na cor bronze. Essa estrutura é uma homenagem ao trabalho de ferro forjado feito por escravos no sul dos Estados Unidos.
O museu tem oito andares, cinco ficam acima do solo e três são subterrâneos. Eles contam com 11 exibições com temas que vão desde história e cultura, até comunidade, música e artes. Uma das exposições inaugurais será sobre a segregação racial, Defending Freedom, Defining Freedom: Era of Segregation 1876 – 1968, e apresentará um vagão de trem Pullman Pakace da época de Jim Crow, onde os visitantes poderão entrar para explorar.
Os visitantes também descobrirão relíquias de um navio negreiro. A exibição Slavery and Freedom incluirá objetos encontrados em um navio de escravos que partiu do Brasil e afundou em 1794 perto da Cidade do Cabo, na África do Sul.
Outra exposição que estará disponível na inauguração, a Musical Crossroads, apresentará a cronologia da música afro-americana desde o seu início até os dias atuais. Em novembro do ano passado, a fachada do edifício se transformou em uma tela de cinema gigante, usada para projeção de filmes 3D durante um evento especial.
Mais informações em: capitalregionusa.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Capital Region USA