Ícone do site Qual Viagem

Voo direto vai ligar o norte da Argentina a São Paulo

A partir de 4 de julho, uma nova rota aérea vai ligar o norte da Argentina a São Paulo. Serão três voos semanais diretos entre a capital paulista e a cidade de Salta, operados pela Aerolíneas Argentinas pela primeira vez. O anúncio oficial foi feito durante a WTM Latin America pelo governador da província de Salta, Gustavo Sáenz.

Foto por Divulgação

O estabelecimento dessa nova rota terá um importante papel para impulsionar o turismo de brasileiros no norte da Argentina. É o que afirmam Diego Valdecantos, secretário de turismo da província de Jujuy, também no norte da Argentina, e Mario Peña, ministro do turismo e esportes de Salta.

“O Brasil é um mercado prioritário”, conta Peña, e há muito espaço para crescimento. Do total de turistas que visitam a região do norte do país, 80% são argentinos e 15% vêm dos países vizinhos. Antes da pandemia, o destino chegava a receber cerca de 100 mil brasileiros por ano.

Foto por iStock / olli0815

Segundo Valdecantos, “há uma grande expectativa para que o turista brasileiro chegue ao norte argentino”. Está previsto um grande investimento para a promoção das províncias de Salta e Jujuy no Brasil, além de um trabalho forte junto à Aerolíneas Argentinas e aos operadores brasileiros.

Salta e Jujuy: uma Argentina diferente

Províncias vizinhas no extremo norte da Argentina, Salta e Jujuy são dois destinos totalmente diferentes do restante do país. No coração da América do Sul, ambos guardam muito das culturas andina e inca, em meio a paisagens que misturam vales áridos e montanhas coloridas, entre outros locais surpreendentes.

Foto por Divulgação

Além das paisagens de tirar o fôlego, Salta e Jujuy têm um povo acolhedor, produtos e serviços de excelência para todos os orçamentos – de hostels a hotéis cinco estrelas e exclusivos hotéis boutique – e muita qualidade a preços bem atrativos.

Para um roteiro pelas principais atrações, são recomendadas no mínimo cinco noites no destino. Mas há atrações suficientes para até 15 dias ou mais. A vantagem é que os pontos turísticos estão muito próximos uns dos outros e podem ser acessados de carro.

Foto por iStock / diegograndi

Em Salta, além da capital homônima, você pode conferir formações rochosas incríveis na Quebrada de las Flechas e na Quebrada de las Conchas, as vinícolas em torno de Cafayate – na rota do vinho mais alta do mundo – e o mundialmente famoso Trem das Nuvens (Tren a las Nubes). Na divisa com Jujuy, estão as Salinas Grandes, um dos maiores desertos de sal do mundo.

Foto por iStock / daboost

Já em Jujuy, vale visitar Purmamarca – vilarejo de origem pré-hispânica, onde está o Cerro de los Siete Colores (Colina das Sete Cores) –, o sítio arqueológico Pucará de Tilcara, a Quebrada de Humahuaca e a Serranía de Hornocal, entre outras atrações inesquecíveis.

Mais informações em: turismosalta.gov.ar / turismo.jujuy.gob.ar

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Judith Engbers

Comentários

Sair da versão mobile