As ilhas são a principal característica da morfologia da Grécia e parte integrante da cultura do país e da sua tradição. As terras Gregas incluem 6 mil ilhas e ilhazinhas espalhadas no Mar Egeu e no Mar Jônico, das quais apenas 227 delas são habitadas.
O arquipélago Grego conta com 7.500 km do litoral do país total de 16 mil km, e oferece uma paisagem bastante diversificada: praias que se estendem por muitos quilômetros, baías e enseadas, praias de areia com dunas, praias de calhau, cavernas costeiras com rochas íngremes e areia de cor escura típica do solo vulcânico e úmidas zonas costeiras.
Algumas das mais antigas civilizações Europeias desenvolvidas nas ilhas Gregas (Civilizações das Cíclades e Minóica, etc.), por isso, as ilhas têm sítios arqueológicos únicos, uma herança arquitetônica e tradições locais fascinantes de uma civilização de séculos e multifacetada.
A maioria das ilhas encontra se no Mar Egeu e são divididas em sete grupos: As Ciclades, Creta – que é a maior ilha da Grécia -, o Dodecaneso, as Ilhas Jônicas, as ilhas do Norte, Evia e as Ilhas de Argosarônico.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Flickr Pedro Szekely