Se você é do mundo dos amantes de bike, com certeza isso não é uma novidade. Uma super ciclovia desenvolvida na Europa com o intuito de interligar 43 países com algumas ( ou muitas) voltas de bicicleta.
A ideia do projeto é aproximar as pessoas do turismo europeu, unindo a vontade e atração pelo esporte. A construção foi feita pela FEC (Federação Europeia de Ciclistas), pensando no cicloturismo e resultando em uma rota que possui mais de 60.00km e cruza todo o continente.
Rotas
A iniciativa tem conclusão prevista para até 2020, contudo, hoje ela possui 14 rotas que já podem receber visitas e turistas. Elas contam com pontos turísticos e ligações entre as mesmas, assim, o destino da sua viagem pode ser modificado ao seu critério.
Alguns dos lugares que estão inclusos nessa ciclovia são: Londres, Malta, Atenas, Paris, entre outros. A rota completa você pode visualizar nesse mapa aqui, no site oficial do Eurovelo.
Como fazer essa trip?
Para realizar essa viagem, será necessário alguns cuidados essenciais antes. Por exemplo, a ciclovia interliga as regiões europeias. Logo, pegar sua bicicleta e sair do Brasil direto para lá não é o ideal. Claro que não é impossível, mas seria outro tipo de viagem.
Então, o primeiro ponto a se pensar é como chegar na Europa. Você terá que fazer o percurso de um viajante, pegar um avião e ir. É interessante pensar em qual destino aterrissar, escolha um do seu gosto.
A partir disso, será necessário procurar por acessórios para bike e, é claro, pela própria bike. As rotas consideradas mais “especiais” recebem nomes, como por exemplo, a Cortina de Ferro. Percurso que liga Alemanha, Rússia, Noruega e outros.
Outro ponto a ser pensado é a distância entre uma cidade e outra. Meça a quantidade de energia que você está disposto e que consegue gastar. Afinal, não queremos surpresas durante o caminho.
Cicloturismo
Uma experiência de proporções únicas. Andar de bicicleta, além de ser saudável, oferece uma sensação de liberdade única. Sair pedalando e sentindo o vento no rosto, o que mais alguém pode querer, não é mesmo?!
O cicloturismo tem como foco principal unir essa sensação com a possibilidade de conhecer novos ares. Basicamente, é viajar. Contudo, ao invés de um carro, ônibus ou avião, você usará uma bike.
Os relatos sobre essa experiência não deixam a desejar e mostram que, para os que gostam, é viável embarcar nessa.
Texto por: Agência com edição
Foto destaque por Istock/ DutchScenery