O turismo de auto ajuda e autoconhecimento tem movimentado vários setores do turismo, em real crescimento a cada dia. O nicho é diferente do turismo religioso, que tem um destino específico e consolidado, palestrantes que oferecem uma reprogramação neurolinguística para que se obtenha prosperidade, felicidade, saúde e fortuna, lotam salas de hotéis em diversas partes do país em turnês que vão de norte ao sul. O público participante tem uma grande diversidade de origem, acabando por utilizar viagens aéreas ou rodoviárias e hospedagem.
A oferta é tamanha desse segmento que é possível encontrar dois ou três eventos acontecendo simultaneamente em um mesmo local, com público médio de quinhentas pessoas cada. E em cada um deles uma grande estrutura é montada incluindo vendas de livros e outros produtos que nos ajudarão a ser mais prósperos. Esse novo setor de mercado movimenta também a área de eventos pela sua necessidade em contratação de som, iluminação, brindes, entre outros.
Em uma outra linha está o turismo de autoconhecimento onde o turismo de natureza é sempre o destino procurado. Escolas de yoga, xamãs e uma infinita gama holística tem levado alunos para experiências únicas em topos de montanha ou em florestas para um processo de interiorização e busca de sua verdadeira essência.
Sem dúvida, é um mercado é expansão, principalmente nesses momentos de incertezas, e que deveria ter um olhar mais atento do mercado.
Texto por: Patrícia de Campos
Foto por Istock/ Jomkwan