Ícone do site Qual Viagem

Visite os Dinossauros paraibanos em Sousa

Foto por Cacio Murilo

Um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos, espalhadas por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe em uma extensão de 700 Km². Esse maravilha está localizada no sertão paraibano em Sousa.

Estegossauros, Alossauros, Iguanodontes, enfim, inúmeras espécies de dinossauros viveram no sertão paraibano entre 250 e 65 milhões de anos.

Foto por PbTur

Os achados mais importantes estão na Bacia do Rio do Peixe, município de Sousa, a 420 km de João Pessoa. Lá, encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos de 120 milhões de anos. Destacam-se as trilhas das localidades da Passagem das Pedras, onde foram descobertas os primeiros indícios de dinossauros brasileiros, no fim do século XIX. O local é visitado por centenas de turistas vindos das mais variadas partes do mundo.

É na Bacia do Rio do Peixe onde se encontra a maior incidência mundial desses vestígios. Nessa área foi construído um centro de visitação que conta com passarelas metálicas e um mirante, para facilitar o acesso às pegadas.

O Vale dos Dinossauros em Sousa/PB é internacionalmente conhecido do ponto de vista das pegadas, fósseis de dinossauros e é um dos locais arqueológicos mais importantes do mundo. As primeiras pegada de dinossauros no Brasil foram encontradas, em 1897, na localidade de Passagem das Pedras (Sousa – PB), pelo agricultor Anísio Fausto da Silva, que com espanto denominou-as de “rastro do boi e rastro da ema”.

Foto por PbTur

As marcas deixadas por esses animais pelo sertão paraibano despertam o interesse de cientistas brasileiros e estrangeiros, atraindo também muitos turistas e curiosos de todo o mundo.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Cacio Murilo

Comentários

Sair da versão mobile