Em meio a famosa Rota 66, na Califórnia, está o pequenino condado de San Bernardino, lar da primeira sede do Mc Donald’s. Construído em 1940, pelos irmãos Rick e Maurice McDonald, o restaurante original continha 25 itens no menu e funcionava como um drive-in popular entre adolescentes.
Foi apenas em 1948 que os irmãos reduziram seu cardápio a hambúrgueres e milk-shakes, com preços mais acessíveis e entrega de produto mais rápida. No entanto, foi Ray Kroc que levou a fama e expandiu os negócios a nível mundial após comprar o restaurante de Rick e Maurice.
Hoje, o primeiro restaurante já não está aberto para os clientes, e atua como um museu não oficial da marca. Ali, há uma extensa coleção de artefatos que contam a história dos irmãos McDonald em ordem cronológica, que inspirou documentários e filmes.
Há também os primeiros cardápios, versões diferentes da mascote, brinquedos e brindes de diversas redes ao redor do mundo, artigos, fotos de artistas que fizeram comercial para o restaurante ou visitaram o local em algum momento. Além de alguns objetos originais, grande parte do acervo é doado pelos visitantes que possuem artefatos do restaurante.
O museu fica aberto diariamente das 10h às 17h e a entrada é gratuita.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por MichaelGordon1