Com mais de 1500 quartos, três galerias e quatro museus, Fontainebleau está situado em uma área de 130 hectares de parques e jardins, na cidade de mesmo nome, no Norte da França. É o único castelo real e imperial que foi habitado continuamente por mais de 7 séculos. Construído em 1137, o palácio abriga relíquias da história do país que vão desde a Idade Média até o Renascimento.
Ali, viveram personalidades como Henri IV, Luís XV, Catarina de Médici, Maria Antonieta, Família Valois e a linhagem de Hugo Capeto. Além de ser a residência de diferentes monarcas, o castelo serviu como palco para importantes reuniões de Estado, casamentos e festejos da sociedade europeia e outros eventos marcantes.
Comece a visita pela escadaria principal, conhecida como “Pátio da Despedida”, onde Napoleão deu suas últimas palavras de adeus antes de partir para a Ilha de Elba. Dali, conheça os principais aposentos da casa, em sua maioria, decorados por artistas da renascença italiana.
No castelo existem três galerias de arte. A François I é onde estão diversos manifestos sobre o Renascimento na França. A Galerie Diane, dedicada à deusa da lua e da caça, Diana, é o maior espaço do castelo. Por último, a Deer Gallery, que abriga esculturas de bronze e animais empalhados.
Os quatro museus são dedicados a diferentes períodos vivenciados no castelo, em especial, os mais antigos. O Chinês da Imperatriz conta com um acervo recolhido por Eugênia de Montijo, durante a ocupação de Pequim pelos franceses. A coleção sobre Napoleão remonta sua trajetória como Imperador da França e ainda conserva sua sala do trono. A Galeria de Pinturas abriga um conjunto especial do século XVII, em exposição desde 1995. O mais recente museu é a Le Galerie de Meubles, com uma seleção de objetos artísticos, móveis e tecidos dos séculos XVIII e XIX.
Entre as obras-primas mais visitadas estão o Quarto de Maria Antonieta, o Gabinete da Odisseia, a Sala do Trono, a capela da Trindade e o Elefante Real.
O jardim do castelo é um museu a céu aberto. Cada monarca que passou por Fontainebleau deixou de lembrança belezas naturais e arquitetônicas, através de plantas nativas e importadas e esculturas de diferentes períodos artísticos. Para deixar o passeio ainda melhor, um pequeno trem e um carruagem ficam à disposição para levar os visitantes pela propriedade.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Fortgens Photography