Ícone do site Qual Viagem

Visite a cidade do homem anfíbio na Colômbia

A Ciénaga está localizada entre Santa Marta e Barranquilla na costa caribenha colombiana. É um santuário de pássaros e peixes, um ecossistema muito frágil e importante para a reprodução das espécies que foram afetadas pela construção da rodovia entre Santa Marta e Barranquilla. A Ciénaga e algumas cidades que foram construídas no seu entorno sobre palafitas, portanto acima da água, são as únicas aldeias palafíticas na Colômbia.

Foto por Carlos Alberto da Silva

É por isso que uma delas tem o nome de Nova Veneza. As ruas são de água e só são acessadas em canoas, a única ponte que existe comunica a escola à igreja católica, além de uma espécie de píer que abriga um centro comunitário.

Foto por Carlos Alberto da Silva

É um lugar único na Colômbia que certamente irá te surpreender mais do que qualquer outro. Nesse passeio você convive e conhece o costume de uma população que aprendeu a conviver com suas casas cercadas de águas por todos as partes. Existe até uma expressão que diz “O Homem Anfíbio da Colômbia”. A Ciénaga é declarada Santuário de Fauna e Flora na Colômbia.

Foto por Carlos Alberto da Silva

O Ciénaga Grande de Santa Marta foi criado em 1977 e está localizado no norte da Colômbia no departamento da Magdalena. A temperatura aproximada é de 30°C com um clima quente e seco, ao longo de uma extensão de 26.810 hectares. Nele moram aproximadamente 450 pessoas, de 90 famílias de pescadores que ali chegaram e fizeram da região a sua cidade.

Foto por Carlos Alberto da Silva

O local é composto por rios, áreas pantanosas, pântanos e ecossistemas de mangue. Compreende um complexo de água de mais de 100 pântanos. É um lugar muito importante para a natureza, porque se torna o maior complexo lagunar da Colômbia, refúgio de aves migratórias que vêm especialmente da América do Norte. A existência de ecossistemas de mangues é um suporte que ajuda nas diferentes fases do ciclo de vida de moluscos, crustáceos e peixes e também é caracterizada pela conservação e estabilidade para a sobrevivência da variedade de espécies na área e o desenvolvimento da fauna e da flora.

Foto por Carlos Alberto da Silva

Entre as espécies mais representativas, você pode encontrar o monge de face branca, o rato selvagem, o peixe-boi, a lontra, uma variedade de morcegos, jacarés, iguanas e pássaros exóticos, como o pato da agulha, a garça-branca, o galo do pântano, entre outros. Neste lugar, você pode admirar a beleza das florestas de manguezais e florestas secas tropicais formadas por pequenas árvores (o chaparro), grandes hastes de Macondo e palmeiras de vinho e palmeiras longas.

Foto por Carlos Alberto da Silva

São aproximadamente uma hora e meia em lancha rápida para ir e mais uma hora e 15 minutos para voltar de um píer que fica às margens da lagoa. No caminho, o turista poderá vivenciar o modo de vida dos pescadores, ver cardumes de peixes fervilhando no espelho da enorme lagoa e ainda fotografar árvores do mangue e dezenas de pássaros. Uma dica: ao regressar, visite o Malecón e o centro histórico da cidade de Ciénaga e almoce no Restaurante D’Cabana.

Foto por Carlos Alberto da Silva

 

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva, enviado especial a Santa Marta pela Pro Colombia.

Foto destaque por: Carlos Alberto da Silva

Comentários

Sair da versão mobile