O VisitBritain, agência oficial do governo do Reino Unido, lançou um novo guia de viagens para a comunidade LGBTQIA+ do Brasil para inspirar futuras viagens à Inglaterra, à Escócia e ao País de Gales. Ele pode ser baixado no site complementar www.visitbritain.com/loveisgreat. O guia também oferece a oportunidade de celebrar a tradição da Grã-Bretanha em contar histórias e personagens LGBTQIA+ únicos, como no novo filme e musical “Todos Estão Falando Sobre Jamie”, lançado globalmente no Amazon Prime Video nesta sexta-feira (17).
O vice-presidente executivo do VisitBritain para as Américas, Paul Gauger, destacou que o segmento de viagens LGBTQIA+ é um componente vital e valioso para o setor do turismo do Reino Unido. “Estou muito satisfeito por termos um novo guia de viagens LGBTQIA+ para mostrar o que ofertamos. O VisitBritain quer manter nosso destino sempre na mente dos viajantes no Brasil e ao redor do mundo, e filmes como “Todos Estão Falando Sobre Jamie” ajudam a destacar isso. Muitos viajantes em potencial foram entretidos por filmes britânicos durante os últimos 18 meses, mostrando a vibração de nossas cidades, a beleza de nosso campo, bem como nossa história, artes e cultura únicas. Queremos continuar inspirando os visitantes e, assim, quando viajar para a Grã-Bretanha for mais fácil, eles terão plena capacidade de conhecer os locais vistos na tela”, afirmou.
De “Kinky Boots” a “As Horas,” de “Minha Adorável Lavanderia” a “God’s Own Country”, há décadas o Reino Unido lança filmes LGBTQIA+ apreciados pelo público no Brasil e no mundo. Muitos são filmados em locais icônicos que podem ser facilmente visitados. Lançamento mais recente nesse segmento, “Todos Estão Falando Sobre Jamie” é um musical do West End de Londres baseado em uma história real sobre a cultura drag britânica, a cidade de Sheffield, em Yorkshire, na Inglaterra, e como o amor, a inclusão, a diversidade e a paixão sempre vencem. Outros lançamentos recentes de filmes LGBTQIA+ britânicos globais incluem “Ammonite” e “Supernova”.
Uma pesquisa do VisitBritain também mostrou que os filmes são um poderoso motivador para viagens, com quase um terço dos visitantes em potencial ao Reino Unido interessados em visitar destinos e locais usados nas filmagens e “vistos na tela”.
O diretor do VisitBritain – Brasil, Malcolm Griffiths, acrescentou: “sabemos que há uma demanda reprimida por viagens. Mais de 80% dos brasileiros consultados pelo VisitBritain no início do ano disseram que definitivamente ou provavelmente farão uma viagem internacional de lazer nos próximos 12 meses. Enquanto a maioria dos brasileiros deseja viajar para férias, 39% querem viajar para visitar amigos e familiares, sugerindo a necessidade de se reconectar. Já 43% dos que desejavam viajar ainda não tinham feito a reserva ou decidido para onde ir, o que nos dá a oportunidade de influenciar na tomada de decisões, na escolha do destino e nas reservas”.
O guia de 50 páginas fornece dicas para a comunidade LGBTQIA+ ao viajar pela Grã-Bretanha e recomenda atrações e bairros a serem visitados nas grandes cidades – como o SoHo e Shoreditch em Londres, Canal Street em Manchester, Pink Triangle em Edimburgo e o centro de Cardiff. Também traz rotas para passear de carro, como a North Coast 500 da Escócia e a Great West Way da Inglaterra, além de sugerir destinos para casamentos na Grã-Bretanha e apresentar o calendário anual de eventos LGBTQIA+ do país.
O sucesso do musical “Todos Estão Falando Sobre Jamie” (“Everybody’s Talking About Jamie”) mostra que a cultura drag continua forte na Grã-Bretanha. O país tem registros históricos que remontam às peças de Shakespeare apresentadas pela primeira vez no final do século 16 e início do 17, nas quais atores masculinos faziam papéis femininos. A primeira drag queen inglesa conhecida foi a Princess Seraphina, que podia ser vista regularmente nas “Molly Houses”, os bares gays da Londres do século 18. As pantomimas – um pilar da cultura britânica caracterizado por produções teatrais infantis que acontecem no Natal e no Ano Novo – são conhecidas por suas “Damas da Pantomima”, em que um ator interpreta uma personagem feminina exagerada. Essa tradição remonta a 1806. Além disso, entre 1874 e 1920, a imitadora de homens Matilda Alice Powles (com o nome artístico de Vesta Tilley) foi uma grande atração em todo o circuito do Music Hall da Grã-Bretanha.
Malcolm Griffiths também revelou que no site www.visitbritain.com/loveisgreat é possível acessar vídeos produzidos em parceria com o brasileiro sediado em Londres, Elio Around the World, criador de conteúdo LGBTQIA+ que explora a história da comunidade nos bairros do West End e SoHo em Londres. Destinos e locações de filmagem dentro e ao redor de Sheffield, onde foi gravado o filme “Todos Estão Falando Sobre Jamie”, também estarão disponíveis nesse endereço digital.
As últimas estatísticas oficiais mostram que os 291 mil brasileiros que visitaram o Reino Unido em 2019 gastaram R$ 250 milhões. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de 16% no número de turistas brasileiros em 2019 e de 34% no total desembolsado por eles. Nos primeiros três meses de 2020, o número de brasileiros em férias no Reino Unido atingiu o recorde de 76 mil visitantes, um crescimento de 3% em comparação com o mesmo período de 2019. Os gastos aumentaram 8% e um novo recorde de visitas em feriados também foi estabelecido.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / sb2010