logo

Telefone: (11) 3024-9500

Viracopos é primeiro aeroporto do Brasil com embarque 100% biométrico | Qual Viagem Logo

Viracopos é primeiro aeroporto do Brasil com embarque 100% biométrico

22 de janeiro de 2025

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), tornou-se o primeiro aeroporto do Brasil a implementar um fluxo de embarque 100% biométrico e automatizado. Essa tecnologia abrange o acesso às áreas restritas e salas de embarque, tanto nacionais quanto internacionais, com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade aos passageiros e tripulantes.

A implementação do sistema, que começou a ser testada em dezembro de 2024, conta com onze equipamentos biométricos automatizados (e-Gates) instalados em áreas estratégicas do aeroporto. O projeto é fruto da parceria entre a SITA, empresa líder em soluções tecnológicas para o setor aéreo, a Digicon, fabricante de equipamentos de controle de acesso, e o SERPRO, responsável pela plataforma de validação biométrica.

Para utilizar o novo sistema, o passageiro poderá optar pelo fluxo biométrico durante o check-in no aplicativo da companhia aérea. “Basta o passageiro optar pelo uso da biometria durante a realização do check-in de seu voo no app da própria companhia aérea e seguir as instruções”, esclarece o comunicado. O registro biométrico terá validade de até cinco anos.

Com a biometria facial, o passageiro não precisará mais apresentar cartão de embarque ou documentos físicos para acessar a aeronave. “Basta utilizar seu rosto como método de identificação se posicionando no local indicado para acionamento da câmera e processo biométrico”, informa o texto.

A companhia aérea GOL será a primeira a operar com a nova tecnologia em Viracopos. A Azul, por sua vez, planeja aderir ao sistema de embarque biométrico ao longo de 2025.

A expectativa é que a biometria proporcione economia de tempo e recursos, além de aumentar a segurança do processo de embarque. “Com essa tecnologia será possível economizar tempo e recursos nesses importantes processos que demandam tantos esforços do aeroporto e companhias aéreas, além de proporcionar mais uma camada de segurança”, afirma o release.

Para o futuro, Viracopos pretende expandir o uso da biometria para outras áreas do aeroporto, como o filtro de segurança, lojas e salas VIP. Também está nos planos a implementação do SITA Smart Path Bag Drop, tecnologia que permite o autodespacho de bagagens por meio da biometria.

Segundo Marco Beme, Diretor de Operações de Viracopos, “o Aeroporto de Viracopos mais uma vez é pioneiro em uma ação inovadora que visa melhorar a experiência dos passageiros e trazer mais segurança ao processo de embarque. Essa solução traz para o Brasil o que há de mais moderno atualmente e permitirá, inclusive, a adoção de políticas nacionais de uso amplo da biometria, tanto para passageiros brasileiros quanto estrangeiros, agilizando o embarque e reduzindo as filas no acesso ao raio-x e à aeronave”.

Guilherme Dalto, Gerente de Sistemas e TI de Viracopos, destaca que “a nova tecnologia representa um marco na modernização do embarque doméstico e internacional. Com utilização de tecnologia avançada de reconhecimento facial, o sistema permite maior agilidade no embarque do passageiro e precisão na leitura facial, eliminando a necessidade do uso de documentos físicos para acesso a sala de embarque e na aeronave”.

Shawn Gregor, presidente das Américas da SITA, ressalta que a iniciativa coloca o Brasil na vanguarda da inovação em viagens aéreas: “Esse novo marco em Viracopos representa um passo fundamental na transformação das viagens de passageiros no Brasil. Ao integrar as soluções biométricas da SITA, o aeroporto estabelece um novo padrão de eficiência, segurança e conforto para viagens aéreas”.

O Superintendente do Serpro, Brenno Bello Sampaio, enfatiza o impacto da tecnologia para o setor aéreo brasileiro: “A adoção do Embarque + Seguro pelo Aeroporto Internacional de Viracopos destaca sua relevância para o setor aéreo brasileiro. Ao investir nesta tecnologia, o aeroporto não apenas reforça seu compromisso com a segurança e eficiência, mas também posiciona o Brasil na vanguarda global de soluções digitais no transporte aéreo”.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto por: Divulgação

Comentários