Brasileiros que pretendem ir ao Chile nas férias de julho podem tirar alguns dias para fugir dos tradicionais roteiros por Santiago e pelas estações de esqui. Uma boa dica para famílias que procuram experiências diferenciadas é ir a Vale do Rosário, a aproximadamente 1h20min da capital. O destino é lar da premiada Vinícola Matetic, uma das poucas produtoras chilenas que aceitam crianças.
Os pequenos são tão bem-vindos que contam com várias atrações à disposição. A principal delas, que também faz sucesso entre os adultos, é o tour biodinâmico. Trata-se de um passeio pelos parreirais da propriedade para conhecer as plantações de perto e aprender mais sobre os processos de agricultura orgânica e biodinâmica da vinícola.
Depois do tour, os participantes são levados ao Empório, um dos espaços mais procurados da Matetic. Ali, as famílias podem comprar vinhos, produtos gourmet e realizar degustações. Enquanto os pais apreciam os sabores de rótulos das linhas Corralillo e EQ, a criançada se diverte experimentando diversos tipos de sucos de uva.
Outros espaços da Matetic, como o restaurante Equilibrio e o Hotel La Casona, também são pensados para atender famílias com crianças. Os cardápios, por exemplo, têm opções variadas de carnes, peixes, frutos do mar e menu kids. Já a hospedagem conta com acomodações totalmente equipadas e atrações que divertem adultos e crianças, como sala de jogos e piscina ao ar livre.
Programas de hospedagem
Os programas de hospedagem da Vinícola Matetic são divididos em duas opções. Ao escolher diárias com meia pensão, o viajante tem direito a estadia no hotel La Casona, café da manhã, Tea Time (Hora do Chá), tour biodinâmico (com degustação de dois vinhos Corralillo e dois EQ) e jantar com menu de três tempos, acompanhado de duas taças de vinho da linha Corralillo por pessoa.
As diárias com pensão completa englobam as mesmas comodidades, mas como benefícios extras. Entre eles: drinque de boas-vindas (taça de vinho, chá, café ou água), menu harmonizado de cinco tempos, excursão guiada pelo Vale do Rosário (que pode ser feita por trekking ou ciclismo) e um encontro (briefing) com a equipe de atividades ao ar livre, que aborda temas como a história e geografia do vale, juntamente com a organização do tempo, os requisitos e a segurança das atividades a serem realizadas, enquanto os hóspedes apreciam um aperitivo e uma taça de vinho.
Mais informações: turismo.matetic.com
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação