No interior paulista, em uma região marcada historicamente pela produção de café, surge aos poucos um novo polo produtor de vinhos no Brasil. A Vinícola Guaspari é uma grata surpresa na pequena Espírito Santo do Pinhal, a cerca de 200 km da cidade de São Paulo e próxima à divisa com Minas Gerais.
Conheça a vinícola
A vinícola ainda é um empreendimento recente – sua história começou oficialmente em 2006, com a plantação das primeiras parreiras. Mas já acumula prêmios e conquistas importantes, como a produção de vinhos de altíssima qualidade em uma região totalmente inesperada. Isso só foi possível graças à perseverança da família fundadora, que acreditou que tudo isso seria possível.
Espírito Santo do Pinhal possui um terroir que pode ser comparado ao de importantes regiões vitivinicultoras pelo mundo. A combinação de uma altitude entre 800 e 1.300 metros (em plena Serra da Mantiqueira), uma grande amplitude térmica (com dias ensolarados e noites frescas) e um solo seco e granítico é excelente para a produção de uvas viníferas.
Para que a colheita fosse feita em uma época com condições climáticas ideais, a Vinícola Guaspari inovou com o sistema de dupla poda. Assim, diferente do resto do Brasil, a vindima ali acontece durante o inverno, quando o tempo é mais seco. A primeira colheita na Guaspari foi realizada em 2008, sendo que os primeiros rótulos foram lançados no mercado em 2014.
Hoje, a fazenda possui 50 hectares de vinhedos divididos em 12 terroirs distintos, onde são plantadas as variedades francesas Syrah, Sauvignon Blanc, Viognier, Chardonnay, Cabernet Franc e Cabernet Sauvigon.
A vinícola ainda conserva alguns elementos da antiga fazenda de café que existia ali – inclusive mantém 23 hectares de plantação de café. Mesmo assim, é fácil se sentir em plena Toscana. Além disso, as paisagens são de tirar o fôlego, com um lugar mais bonito do que o outro. Além dos extensos vinhedos, há trechos de rica vegetação e os recortes da Serra da Mantiqueira como moldura.
Visitação
Em 2017, a Vinícola Guaspari abriu para visitação. Somente nesse primeiro ano, recebeu mais de 3.000 fãs do vinho, que puderam conferir um pouco mais sobre o processo de produção dos vinhos Guaspari. O tour dura cerca de 2h30 e conta com o acompanhamento de um enólogo da vinícola.
Esse tipo de visita inclui passeio pelo vinhedo “Vista da Vinícola”, pela indústria e pelas caves, degustação de quatro vinhos acompanhada de pães e queijo artesanal e visita à loja Guaspari. Acontece aos sábados, domingos e feriados, às 9h30 ou às 14h30. As reservas devem ser feitas com antecedência pelo site da vinícola. O preço por pessoa é de R$ 125,00.
Já durante a vindima, a Guaspari criou um tour especial que vai acontecer entre maio e junho. O passeio exclusivo contará com visita aos vinhedos, à área de produção e às caves, colheita simbólica e degustação com vinhos da linha “Vista”, azeite Guaspari e queijo artesanal da marca Pardinho, além de uma experiência com “salumeria de terroir” com produtos artesanais paulistas harmonizados com vinhos.
Com duração de quatro horas, a visita da vindima será realizada aos sábados e aos domingos, às 9h30, e quinzenalmente às sextas-feiras, às 15h (até 17 de junho), sob o valor de R$ 420,00 por pessoa. As vagas são bem limitadas, já que cada visita será feita para um grupo de no máximo 20 pessoas. As reservas devem ser feitas pelo telefone (19) 3661-9191 (ramal 3) ou pelo e-mail [email protected].
Vinícola Guaspari
Rua Pedro Ferrari, 300 – Espírito Santo do Pinhal/SP
Mais informações em: vinicolaguaspari.com.br
Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite da Vinícola Guaspari.
Foto destaque por: Divulgação