Ícone do site Qual Viagem

Vinícola em Bento Gonçalves oferece experiência de fazer o próprio vinho

No roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS), em meio a parreirais e estradas rurais, a Vinícola Arteviva oferece experiências memoráveis ao visitante. Na vinícola, é possível “fazer o próprio vinho” ao passar pelos principais processos de transformação e composição de aromas e sabores até finalizar com a criação do nome da marca.

“É uma experiência em que o visitante vivencia o cotidiano dos enólogos. O corte, ou blend, permite perceber a expressão e o nível de detalhe de cada pessoa, bem como as diferentes nuances que são realmente importantes para cada um dentro dos vinhos”, diz o enólogo e sócio-fundador, Giovanni Ferrari.

Foto por Divulgação

Uma das opções oferecidas no menu especial de degustações é a Madeiras Brasileiras. Funciona assim: o visitante prova cada amostra individualmente, mistura os vinhos armazenados nas barricas e, depois de uma breve explicação sobre a influência das madeiras na bebida, elabora o próprio blend ao juntar porções de cada vinho em um recipiente de vidro. Cada barrica contém um tipo diferente de madeira brasileira, as quais atribuem aromas adocicados, cítricos, especiados e herbáceos.

Após o recolhimento direto da torneira da barrica, é feita a mistura, que é colocada na garrafa. Com ela em mãos, é hora de fechar com a rolha. Para isso, é utilizada uma máquina em que o ajuste e a força na manivela colocam a rolha em seu lugar. Depois, é a vez do acabamento com cera quente. É nesse processo que se encerra a vedação da garrafa. Concluída essa etapa, é a vez de escolher um nome para o vinho, escrevê-lo no rótulo e colá-lo na garrafa. É assim que o turista sai da vinícola com seu próprio vinho em mãos.

Foto por Divulgação

Na Vinícola Arteviva, é possível experimentar as principais linhas de vinhos produzidos com possibilidades de apreciar junto a chocolates ou pedir aquela pizza servida quentinha e no tamanho brotinho para que harmonize com a bebida na medida certa.

Experiência online

Para quem não pode ir até a vinícola, as experiências virtuais são alternativas. São quatro oficinas online para apreciadores que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre a bebida. A proposta alia teoria e prática em encontros virtuais nos quais o enólogo Giovanni Ferrari apresenta as particularidades dos diferentes terroirs onde são cultivadas as uvas utilizadas pela vinícola gaúcha na elaboração de seus vinhos e espumantes (Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha). Além disso, Ferrari conduz uma aula a respeito do uso de madeiras brasileiras na maturação da bebida, conferindo ao líquido os atributos únicos que caracterizam o portfólio da Arteviva.

Com foco em confrarias e grupos de estudo, as experiências têm duração de duas horas e podem ser adquiridas no site. Ao efetuar a compra, o participante recebe um kit com quatro amostras de 187 ml, sendo uma delas a referência, para distinção do tema abordado na aula.

Mais informações em: vinicolaarteviva.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile