Citada em Ilíada, Eneída, e agora no New York Times. Bozcaada tem tudo para ser um sucesso. A ilha situada no litoral oeste da Turquia está na lista de melhores destinos para o ano de 2017, segundo o jornal americano.
Distante apenas seis quilômetros do continente, Bozcaada é uma pequena ilha no norte do Mar Egeu, um distrito da província de Çanakkale, tida como sítio natural e histórico de preservação e conservação.
O lugar é famoso por conta de seus vinhedos e praias, ambos maravilhosos. A produção de vinho é uma das mais promissoras de todo o país, inclusive. Por lá, a maioria de seus moradores produz seu próprio vinho em pequena escala. Mas há também as grandes vinícolas, são seis, que produzem vinhos já conhecidos ao redor do mundo.
Historicamente disputada, a cidade se divide entre gregos e turcos, inclusive nos bairros. Um, bastante residencial, enquanto o outro abriga a maioria das pousadas, restaurantes e galerias de arte do destino.
Apesar do vinho dominar a visita da maioria dos turistas, há ainda outras atrações na ilha, como o castelo otomano, duas praias, e antigas ruínas que compõem a paisagem.
Como chegar
Bozcaada está a cerca de sete horas de Istambul, portanto, a maneira mais fácil de acessar a ilha é voar até Geyikli e, de lá, pegar um ferry direto. A viagem dura 35 minutos.
Onde ficar
Onde comer
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ tolgaildun