Ícone do site Qual Viagem

Vindima na Serra Gaúcha: Cristofoli tem experiências exclusivas ao ar livre

Um edredom embaixo do parreiral, no vinhedo da família Cristofoli. Um passeio de trator nos vinhedos, pisa das uvas e um brunch noturno. Estamos falando do Edredom nos Parreirais e do Entardecer da Vindima, duas experiências que a Cristofoli Vinhos de Família oferece em sua propriedade localizada na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves. São vivências privativas, contato com poucas pessoas, além, é claro, de aromas e sabores afetivos, acompanhados por vinhos e espumantes da casa. Do vinhedo à mesa, tudo é feito pela família, seja na mesa ou na taça, seja no vinhedo ou na vinícola.

Foto por Emerson Ribeiro

Em especial, o Edredom nos Parreirais tem encantado os turistas e ganhado a preferência de quem está em busca de uma experiência inesquecível, mas ao mesmo tempo segura. Isso porque a família tem o cuidado de montar apenas um edredom no vinhedo que está em frente à casa onde vivem. Disputadíssimo, o Edredom nos Parreirais é limitado a uma reserva por vez. Pode ser um casal de namorados, um grupo de amigos, uma família, mas o momento é exclusivo para eles, sem que haja nenhum contato com outros visitantes durante a experiência. A atração, que já segue este formato desde 2007, é um dos exemplos da Cristofoli, que preza pela privacidade e pelo atendimento diferenciado, o que caiu como uma luva diante da pandemia.

Foto por Emerson Ribeiro

A recepção acontece na loja de vinhos que funciona no porão da casa da nona Maria, onde estão mantidas as pipas de madeira nas quais foram envelhecidos alguns dos vinhos da família. Depois de uma degustação orientada, o visitante escolhe a variedade que deseja degustar no vinhedo. Pode ser uma garrafa de vinho ou espumante a cada duas pessoas. Sobre o edredom, o cenário se completa com tábuas de frios e produtos regionais, como brusquetas de tomates, pão e focaccia, azeite de oliva gaúcho, queijos regionais, culatello e salame, frutas frescas, frutas desidratadas, damascos e azeitonas, espetinho caprese, amêndoas, amendoins, castanha do Pará, castanha de caju e nozes pecã, e geleia de uvas ou de figos.

Foto por Jeferson Soldi

Se a intenção é aproveitar o período para viver a colheita da uva, então o Entardecer da Vindima é a melhor escolha. E ele começa com um welcome drink no jardim da cantina, seguindo para uma visita entre os tanques de aço inox e barricas de carvalho, até embarcar no trator da família rumo ao vinhedo, onde participam da pisa das uvas, seguida por um brunch à luz das estrelas regado a vinhos e espumantes. A recepção é feita pela Bruna Cristofoli (35), enóloga que gerencia a vinícola. Seu irmão Lorenzo (26), também enólogo, responsável pela produção, explica como é o trabalho de vinificação dos vinhos e espumantes que carregam a marca Cristofoli. O trio se completa com a prima Letícia (24), enóloga que toca a loja de vinhos e cuida do atendimento turístico. Mas quando chega a hora de embarcar no trator é a vez do Seu Loreno, pai da Bruna e do Lorenzo, guiar a curta, porém surpreendente viagem. O destino é próximo, mas a aventura começa ao cruzar a RS-431 para avançar por uma ‘estradinha’ que fica em meio à mata nativa. No final a recompensa, uma colina coberta de vinhedos com uma vista de tirar o fôlego, podendo apreciar o pôr do sol com uma taça de espumante na mão.

Foto por Emerson Ribeiro

E é ali, entre os vinhedos da tinta Sangiovese e da branca Chardonnay, que a família construiu um deque panorâmico para contemplar a paisagem e montou a estrutura perfeita para resgatar a pisa das uvas à moda antiga. Além do aroma da estação, música italiana embala a pisa. Depois de pisar as uvas, o turista deixa a marca dos seus pés, pintados de uva, num tecido que jamais será apagado, assim como a memória deste momento. Muitas pessoas emolduram a ‘obra’ como recordação da experiência.

Foto por Emerson Ribeiro

Mas o Entardecer da Vindima continua com as taças sendo abastecidas de vinhos, espumantes, suco de uva e água. O sol vai se pondo e as luzinhas que enfeitam o ambiente vão iluminando a noite que se completa com um brunch noturno, com os pratos finalizados no local pela própria família. É a vez da Maria de Lourdes, mãe da Bruna e do Lorenzo, entrar em ação. Sob as estrelas, é servido um menu de pães, frios e queijos regionais, frutos secos, frutas frescas da estação, salada de folhas, ragu de ossobuco com polenta mole e mousse de iogurte natural com calda de suco de uva. É recomendável usar calçado sem salto, roupas confortáveis, chapéu, óculos de sol, protetor solar e repelente.

SERVIÇO

De segunda a sábado, das 13h às 15h30

O que inclui: recepção na loja de vinhos; degustação orientada dos vinhos e espumantes para escolha de qual variedade levará para beber no vinhedo; duas horas de permanência privativa no vinhedo; uma garrafa de vinho ou espumante – exceto linha Instinto – a cada duas pessoas; duas tábuas com uma seleção de frios e produtos regionais: brusquetas de tomates, pão e focaccia, azeite de oliva gaúcho, queijos regionais, culatello e salame, frutas frescas, frutas desidratadas, damascos e azeitonas, espetinho caprese, amêndoas, amendoins, castanha do Pará, castanha de caju e nozes pecã, e geleia de uvas ou de figos.

Valor: R$ 195 por pessoa

Aos sábados (até 05 de março), recepção às 17h30, término às 20h45

O que inclui: recepção no jardim da vinícola com welcome drink com espumante; boas-vindas, apresentação da história da família Cristofoli, visita à vinícola; passeio de trator até o vinhedo, com recepção embalada por músicas italianas e espumantes no deque; contemplação do pôr do sol; pisa das uvas à moda antiga; brunch noturno servido no vinhedo com menu de pães, frios e queijos regionais, frutos secos, frutas frescas, salada de folhas, ragu de ossobuco com polenta mole, mousse de iogurte natural com calda de suco de uva; harmonização: vinhos, espumantes, suco de uva e água.

Valor: R$ 360 por pessoa

Mais informações em: vinhoscristofoli.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Delson e Andréia Horn

Comentários

Sair da versão mobile