Rodeado por exuberante natureza, Villa La Angostura é um lugar tranquilo, exclusivo e de fácil acesso, na província de Neuquén, Argentina. A apenas 80 km da badalada Bariloche, La Angostura é um encantador vilarejo de montanha, cercado por bosques de altitude, parques nacionais e lagos e encravado nos Andes.
O caminho a partir do Aeroporto de Bariloche já é um passeio em si, ao longo de uma estrada cênica que margeia o Lago Nahuel Huapi. Ao chegar ao destino, já é possível perceber porque Villa La Angostura ganhou o apelido de “jardim da Patagônia”. Cerca de 85% de sua área é coberta pela natureza intocada.
Estrutura e serviços
Com construções baixas de madeira e pedra que combinam muito bem com a paisagem, a cidade cresceu de forma ordenada, sempre com a preocupação de não perder o charme de uma vila pacata nas montanhas. Possui apenas 11 mil habitantes, que vivem das atividades turísticas.
Aliás, Villa La Angostura preza por um turismo não massificado, caracterizado por serviços bem personalizados e pequenos estabelecimentos do tipo boutique. Ali você não vai encontrar grandes redes de hotéis e restaurantes, mas sim empreendimentos cheios de personalidade e administrados com muito carinho pelos locais.
Há cerca de 150 estabelecimentos hoteleiros, entre hotéis, pousadas, hostels e outros, além de campings e casas de veraneio para alugar. Quanto à gastronomia, destaque para a culinária regional com truta, cordeiro, cervo, javali e cogumelos, assim como chocolates e doces artesanais.
Villa La Angostura é um destino exclusivo, mas isso não significa que seja caro. Entre hospedagem, refeições e passeios, há muitas opções mais baratas e um turista gasta em média de US$ 150 a US$ 200 por dia no destino.
Quando visitar
A cidade tem o privilégio de ter as quatro estações do ano bem definidas, sendo que cada uma tem a sua beleza. Mais buscada entre os brasileiros, a temporada de neve vai de junho a setembro. Vale viajar entre agosto e setembro, quando já há menos turistas e os preços são mais baixos, mas ainda há neve.
Fora dessa época, o verão é o período de maior movimento, com La Angostura muito procurada para o ecoturismo e atividades de aventura. Porém, a primavera e o outono são estações muito agradáveis por lá, com lindas paisagens naturais e menos turistas.
Atrações
As atividades que podem ser feitas em Villa La Angostura são inúmeras: esqui, snowboard, caiaque, trekking, cavalgadas, camping, pesca esportiva, navegação, tirolesa, birdwatching, cavalgadas, rapel, mountain biking e muito mais. A ideia é curtir a natureza e o ar puro das montanhas com atividades ao ar livre.
Vale conhecer o Bosque de Arrayanes, dentro do parque nacional de mesmo nome. Único no mundo, é composto por árvores centenárias com troncos avermelhados. Para chegar lá, é possível ir a pé, de bicicleta, de barco ou de caiaque.
De volta ao vilarejo, passeie pelo centro comercial, onde você pode comprar itens de couro, artigos esportivos, livros, vinhos, doces e chocolates artesanais. Ali também estão os restaurantes e as operadoras de turismo.
Esqui: Cerro Bayo
Cerro Bayo é um centro de esqui boutique. Com alto padrão de atendimento e um dos melhores visuais entre as estações de esqui da América do Sul, Cerro Bayo é perfeito para quem não costuma esquiar. São 25 pistas com diversos níveis de dificuldade, incluindo pistas bem longas para os iniciantes. Há também uma escola de esqui.
Para chegar ao topo da montanha, aos 1.805 metros de altitude, há gôndolas fechadas. Ou seja, mesmo se você não for esquiar pode subir para aproveitar a vista. Além do esqui e do snowboard, no Cerro Bayo é possível caminhar com raquetes de neve, descer em tobogãs (tubing), aproveitar a gastronomia local e muito mais.
Como chegar
Há voos entre São Paulo e Bariloche pela Aerolineas Argentinas e pela Latam. Geralmente, essa rota é feita com uma escala. Porém, na temporada de inverno, ela pode ser operada com voos diretos por essas ou outras companhias aéreas. De Bariloche, é uma curta viagem de carro até La Angostura.
Onde ficar
Mais informações em: villalaangosturaturismo.gob.ar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / diegograndi