A cidade do Porto é famosa por seu amplo patrimônio histórico e cultural, mas também pelo mundialmente apreciado vinho que leva seu nome. Visitar pelo menos uma das caves de vinho do Porto e fazer uma degustação é atividade imperdível para qualquer turista. Porém, para isso, é preciso sair do Porto e atravessar o Rio Douro até sua outra margem, chegando à Vila Nova de Gaia.
Assim como sua vizinha mais famosa, Vila Nova de Gaia também se estende ao longo do rio, logo em frente ao centro histórico do Porto. Sua história com o vinho do Porto começou no século XVIII, quando foram construídos ali os primeiros armazéns que estocavam a bebida. O vinho era transportado em barcos típicos da região (os rabelos) por todo o Vale do Douro até chegar à Gaia, onde envelhecia nas caves antes de ser exportado.
Essas caves existem até hoje e muitas são abertas à visitação, oferecendo tours com degustações e uma estrutura completa para receber os turistas. Entre os produtores mais tradicionais em Vila Nova de Gaia estão Taylor’s, Graham’s, J.W.Burmester, Croft, Ferreira, Sandeman e Ramos Pinto, cujas caves e adegas são encontradas ao longo das ruas estreitas do centro histórico da cidade.
Para chegar até lá é fácil: a partir do centro do Porto, é só atravessar a Ponte Dom Luís I, o que você pode fazer a pé mesmo ou então de metrô. Na avenida que margeia o Douro (Av. Diogo Leite), logo à direita da ponte, você já vai encontrar uma série de restaurantes e algumas caves. É exatamente nesse trecho ao lado do rio que está o teleférico de Gaia. O percurso é curto (cerca de 550 metros), porém as vistas fazem valer a pena – panorâmicas para o rio, Vila Nova de Gaia e o Porto.
Não longe dali, o Miradouro da Serra do Pilar também oferece vistas de tirar o fôlego. A dica é chegar ao fim da tarde, para apreciar o pôr do sol sobre o Douro. O lugar também é perfeito para tirar fotos incríveis do Porto. Ali fica o Mosteiro da Serra do Pilar, importante patrimônio de Gaia.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto