O Vietnã é um país muito interessante e dono de cidades belíssimas e cheias de histórias. Gastronomia autêntica, montanhas imponentes, riquezas arquitetônicas e metrópoles frenéticas são as atrações e os motivos que levam tantos turistas a visitar esse país. Antes de comprar as passagens e fazer as reservas nos hotéis, vale ficar atento a alguns pontos importantes, principalmente sobre a entrada no país. Confira abaixo quatro dicas que poderão te ajudar e evitar alguns probleminhas comuns:
Religião
80% dos moradores se declaram sem religião, principalmente após a guerra em 1975. Isso torna o país diferente de seus vizinhos, que são budistas fervorosos.
Dinheiro
A moeda do Vietnã é o dong, sendo que um dólar equivale a 22.000 dongs. Há muitas casas de câmbio pelas cidades e é fácil sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.
Língua
A maioria fala o inglês necessário nos comércios apenas para vender, mas quem quiser bater um papo com os moradores vale aprender um pouquinho sobre o vietnamita (língua local). “Xin chao” (olá) e “cám on” (obrigado) são fundamentais.
Visto
Os brasileiros precisam de visto para entrar no país e existe a possibilidade de consegui-lo diretamente no aeroporto, no momento da chegada – para isso, basta fazer uma pré-solicitação online. Mas a melhor opção é solicitar o visto diretamente para a Embaixada do Vietnã em Brasília – evita qualquer erro ou mal-entendido.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por: iStock / 12ee12