Já se imaginou participando de um programa de viagem exclusivo na Toscana, passeando pelas famosas rotas de vinhos toscanos, fazendo degustações de vinhos, queijos, tartufo e ainda poder assistir ao show de Andrea Bocelli, em sua terra natal?
Ou então, ir para a Toscana com o foco em testar seus dotes culinários, aprendendo a fazer pratos da antiga e povera gastronomia toscana, passeando por pequenos borgos medievais, além de Firenze e Siena?
Esses são apenas dois dos programas exclusivos criados pela sommelier e jornalista brasileira Cyntia Braga, que decidiu imigrar para a Europa, antes mesmo da pandemia começar. Nos dois primeiros anos ela trabalhou e viveu em 5 países, mas sua paixão pela Itália a levou diretamente para o coração da Toscana, onde vive há quase dois anos.
Com sua empresa aberta no Brasil, a Travels & Wines – Experiências inesquecíveis no mundo do vinho, ela tem parcerias com importantes operadores turísticos italianos, além de outros escritórios de travel designers no Brasil e Itália. Desenha viagens sob medida para pessoas que querem viajar por conta própria, tendo um roteiro bem estruturado em mãos, mas também idealiza, opera e coordena pessoalmente programas exclusivos para microgrupos, cada um com uma temática diferenciada, mas sempre com a descoberta dos vinhos de cada território como o fio condutor de todos os seus programas.
“Eu desenhei programas que eu tinha vontade de fazer e que eram difíceis de encontrar no mercado. Cada detalhe foi pensado para associar as experiências de degustação de vinhos à descoberta real de cada território, com seus pequenos borgos medievais, suas trattorias comandadas pela mesma família há gerações. Visitamos, conhecemos, provamos e aprovamos, e assim, montamos nossos programas. Tudo 100% testado e aprovado pessoalmente, bem diferente do que a maioria das grandes agências fazem”, comenta Cyntia.
Nos programas idealizados pela travel designer, muitas microcidades que normalmente não são contempladas nos roteiros convencionais estão presentes, como por exemplo, a pequena comune de Volterra, província de Pisa, onde se pode caminhar pelas ruínas de um antigo teatro romano, ou Vinci, a comune onde nasceu e foi batizado o gênio Leonardo da Vinci.
No Chianti, Volpaia, um minúsculo borgo medieval preservado por uma família que no começo do século passado acabou adquirindo praticamente todo o borgo e hoje oferece hospedagem de alto nível, cooking classes e degustação dos seus vinhos, entre eles, um dos eleitos melhores três vinhos do mundo.
Viagens sob medida, programas de 10 dias e day tours
Esses são os três produtos que a Travels & Wines oferece. As viagens sob medida são construídas à 4 mãos, por meio da descoberta dos desejos do cliente, fazendo um briefing completo de como ele sonha a sua viagem, conhecendo destinos que ele gostaria de visitar, seu estilo de viagem e seu orçamento.
Já os programas exclusivos para microgrupos são 100% idealizados e coordenados pessoalmente pela agência, com o acompanhamento de uma das sócias. Incluem absolutamente tudo para uma viagem de 10 dias, com transfer IN e OUT, hospedagem, transporte terrestre em vans exclusivas durante todo o programa, passeios, almoços, degustações guiadas de vinhos, de queijos e salames artesanais, caça as trufas em bosque guiadas por cães, jantares harmonizados, guias em português nas principais cidades visitadas, enfim, um sonho de viagem na Toscana.
E eles ainda oferecem Day Tours, experiências de um dia com um tema específico, como por exemplo, a descoberta da região do Chianti e a degustação dos seus principais vinhos, borgos medievais e culinária típica. Ou, uma outra rota muito requisitada por wine lovers e conhecedores de vinhos, que é a rota de Bolgheri, na costa toscana.
Bolgheri é o coração dos famosos e mundialmente conhecidos Super Toscanos, vinhos que não se encaixavam nas regras disciplinares do Chianti e acabaram se tornando vinhos fora de série, premiados e pontuados por especialistas do mundo todo. Ou ainda, deixando um pouco o vinho em segundo plano, aprender sobre o mundo do azeite de oliva, conhecendo os tipos de oliva, como se faz a extração, como se degusta e como se analisa um rótulo na hora da compra, para comprar um produto de qualidade e garantia de procedência.
Para Cyntia, fundadora da Travels & Wines, a Itália é um país que precisa ser conhecido em doses homeopáticas e ir uma única vez não basta.
“A Itália que se vende nas novelas e pelas grandes agências, com os destinos clássicos de Roma, Firenze, Veneza e Milão claro que precisam ser feitos, em sua primeira vinda à Itália. Mas você vai querer mais; vai querer conhecer a verdadeira Itália dos italianos, aqueles lugarejos minúsculos onde se vive e se pratica o real lifestyle italiano. E para isso, você precisa ‘se deixar guiar’ por quem já conhece bem o interior da Itália e sabe como a vida realmente acontece aqui”, comenta Cyntia.
Alguns dos programas que a Travels & Wines oferece tem datas precisas, como a viagem Bocelli & Vinho na Toscana, que só acontecem na última semana de julho, data do show do tenor na Toscana. Outras, porém podem ocorrer em qualquer época do ano, mediante o fechamento de grupos – e eles são realmente microgrupos, como Cyntia comenta, são grupos de apenas 8 pessoas.
Mais informações: travelsandwines.eu
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto via iStock por Maudib