Após vivenciar dois anos com a suspensão de eventos por conta da pandemia da Covid-19, as viagens para formatura estão em alta em Bariloche, na Argentina. Com estimativa de receber cerca de 120 mil jovens do país para essa finalidade, a cidade da Patagônia argentina contará também com aproximadamente 4,5 mil estudantes que estão se formando no Ensino Médio e no Ensino Superior entre os meses de julho e agosto, de acordo com os dados do Bariloche Bureau, associação de empresas especializadas em turismo de eventos.
De acordo com o presidente da Associação de Turismo Jovem de Bariloche (Ateba), Roberto Bruzzone, as celebrações de formatura em Bariloche costumam durar cerca de uma semana. “Os jovens aproveitam as noites para ter os momentos de festa em danceterias exclusivas para os formandos e de dia para passear e realizar atividades de aventura”, destaca Bruzzone.
Segundo Bruzzone, as viagens de brasileiros para celebrações de formatura em Bariloche são antigas. Começaram no ano de 1987 com público de Porto Alegre. De 1996 até 2010 se espalharam as vendas por todo Brasil, tendo seu mercado principal em São Paulo. Nesse período, cerca de 6 mil formandos visitaram a cidade para essa finalidade todos os anos.
“Na Argentina, as viagens de formatura em Bariloche são uma tradição para os formandos há mais de 50 anos. Com o tempo, a cidade foi sendo preparada e cada vez mais adaptada para esse público, contando com um circuito de atividades durante o dia e locais próprios durante a noite para confraternizar e conhecer jovens de diferentes lugares”, destaca Bruzzone.
De acordo com o presidente da Ateba, além da Argentina e do Brasil, as viagens de formatura em Bariloche também movimentam mercados do do Chile, Uruguai, Paraguai e Colômbia, o que promove um intercâmbio cultural entre os jovens. “Vemos com muita alegria o fato de Bariloche voltar a ser escolhida pelos jovens brasileiros e de outros países. Essa é uma experiência que os formandos lembrarão para sempre”, completa Bruzzone.
Segundo o secretário de Turismo e presidente da Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, Gaston Burlon, as viagens de formatura são ocasiões que contribuem para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade. “Os jovens aproveitam para visitar fazendas, praticam esqui na neve, rafting, cavalgadas e apreciam as paisagens da região. Sem contar que também vão em busca de gastronomia local e de hospedagens na cidade. Isso impulsiona as atrações turísticas e os hotéis de Bariloche”, sustenta Burlon.
Com paisagens da Patagônia argentina cercada por montanhas, Bariloche oferece várias opções de lazer, como contemplação ao lago Nahuel Huapi, navegação no Porto Blest, o Bosque de Arrayanes, a Ilha Victoria e os cerros Catedral, Otto e o Campanario. “A temporada de formaturas em Bariloche pode acontecer durante todo o ano, já que o clima da cidade garante atrativos e paisagens em todas as estações. Para quem gosta de aproveitar os esportes de neve, o inverno é a melhor opção. Mas há também atrações para o verão, primavera e outono, que possuem climas mais amenos, propícios para atividades ao ar livre”, acrescenta Burlon.
Mais informações: @barilochebrasil
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação