Ícone do site Qual Viagem

Viagem para Índia: Curiosidades de uma cultura milenar

Sadhu meditando. Eles abandonam família, emprego e posição social para dedicar seus dias à vida espiritual.

Uma viagem para Índia desperta reações intensas e carregadas de emoções nos viajantes.  Este país de cultura milenar, é sem dúvida um destino para ser desvendado aos poucos, como uma iguaria rara e de sabores intensos!

Desembarquei pela primeira vez em Nova Deli em 1993. Mesmo depois de todos estes anos viajando por diversos países, posso dizer que a Índia não é um país para viajantes amadores. O melhor da Índia está do lado de fora da janelinha de uma Van que transporta turistas. É no cotidiano das ruas e nas particularidades desta cultura que sua magia nos encanta.

Quem esta planejando esta viagem, deve se informar sobre as particularidades desta cultura. Assim, fará muito melhor proveito de tudo que a Índia tem a oferecer. São muitos detalhes, cores, cheiros e costumes que não irão passar desapercebidos do viajante.   Confira aqui algumas das principais curiosidades que serão importantes para enriquecer sua experiência.

Hinduísmo e seus Deuses

Com uma tradição milenar, o hinduísmo é uma das mais antigas de todas as religiões. Os hindus mantêm muitas crenças distintas, mas todas são baseadas na ideia de que nossa vida na terra é parte de um ciclo eterno de nascimentos, mortes e renascimentos. Toda pessoa renasce – ou reencarna – cada vez que morre. Contudo, se levar uma vida voltada para o bem, uma pessoa pode por fim conseguir libertar-se desse ciclo.

A espiritualidade é um traço marcante da cultura hindu. São muitos gurus reverenciados que podem ser facilmente encontrados.

Hoje, há mais de 745 milhões de hindus no mundo, a maioria dos quais vive no subcontinente indiano – número que ainda está aumentando, principalmente devido ao constante crescimento da população da Índia. Muitos hindus são vegetarianos, por causa de sua crença na reencarnação e da convicção de que todos os seres vivos são partes do mesmo espírito. Eles acreditam que animais e seres humanos devem ser tratados com igual respeito e reverência.

Entre os muitos deuses e deusas hinduístas, três figuras principais se destacam: Brahma (o Criador), Shiva (o Destruidor) e Vishnu (o Protetor). Estes três deuses são conhecidos como o Trimurti.

Vishnu, Shiva e Brahma

Uma das mais cultuadas divindades Hindus, Ganesha tem cabeça de elefante

Ganesha

Além de Vishnu, Shiva e Brahma, um dos mais populares e mais adorados deuses é Ganesha. Você o reconhecerá facilmente. Filho de Shiva e Parvati, ele tem um corpo semelhante ao dos humanos, mas a sua cabeça é a de um elefante. Imagens de Ganesha estão espalhadas por toda a parte, mais do que qualquer outra divindade do panteão hindu. É fácil entender o motivo desta preferência dos indianos: Ganesha é o deus da prosperidade e atrai boa sorte.

Na mitologia hindu, Ganesha “ganha” a cabeça de elefante a pedido de sua mãe Parvati. Isso porque Shiva,  ao retornar de viagem depois de muito tempo, confunde o filho com um suposto amante e decepa lhe a cabeça!

 

Curiosidades de uma viagem para Índia

Estas são apenas algumas das principais curiosidades desta cultura tão rica e diversificada. Existem muitas outras peculiaridades e minha recomendação é que o viajante se informe e pesquise bastante sobre o país, antes de seguir viagem. Uma viagem para Índia é uma overdose para os sentidos. Uma dica para quem pode investir um pouco mais é  embarcar em um roteiro com acompanhamento de um guia brasileiro. Certamente ele fará grande diferença na qualidade de sua experiência pelo país e enriquecerá muito sua viagem.

Fotos: Marcelo Guimarães e Paula Bilenky

Texto: Jota Marincek, sócio fundador em Venturas Viagens.

Comentários

Sair da versão mobile