Ícone do site Qual Viagem

Verão em Curitiba: aproveite a temporada para curtir os parques e a gastronomia da cidade

Vista aérea de grande angular de centro urbanizado com arranha-céus coloridos pela manhã - Praça Santos Andrade - Curitiba, capital do Estado do Paraná, Brasil

A estação é perfeita para aproveitar os mais de 30 parques do lugar e conhecer os bares e restaurantes que não param de se somar à vida noturna local. 

A capital paranaense é nacionalmente famosa por seu clima frio em boa parte do ano. E isso não é muito diferente no verão. Com temperaturas mais amenas do que destinos do Norte e Nordeste, e até mesmo do que outras cidades do Sul, oferece um roteiro perfeito para curtir a natureza de seus parques urbanos de forma agradável.

Nos últimos anos, Curitiba tem se destacado pelo seu apelo turístico e gastronômico. São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e visitantes sentirem-se em casa. Programas perfeitos e seguros para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia local.

Entre os locais de maior visitação do destino está o, onde o público pode passear e praticar exercícios curtindo um dos lugares mais lindos da cidade. Se a fome bater, logo em frente ao parque acaba de ser inaugurado o Fish*Me, bar especializado em peixes e frutos do mar.

Foto por Istock/ paulobaqueta

A cidade é também considerada uma das mais sustentáveis do Brasil, e o Jardim Botânico é um exemplo disso. O local, inaugurado em 1991, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé.

Já o Bosque Alemão é um espaço para celebrar as tradições alemãs, que tanto influenciaram toda a região Sul do país. Em uma área de 38 mil metros quadrados de mata nativa, o espaço conta com atrações como a réplica de uma antiga igreja de madeira da década de 1930, a Torre dos Filósofos, a Praça da Poesia Germânica e a trilha João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm. Outro lugar bastante conhecido, mas que merece uma visita de quem nunca foi a capital paranaense ou faz tempo que não a visita é a sempre imponente Ópera de Arame.

Foto por iStock / vbacarin

A estrutura tubular de teto transparente foi inaugurada em 1992 e acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico. Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, cenário da encenação da Paixão de Cristo e de outros grandes eventos.

Também parada obrigatória dos turistas, a Torre Panorâmica é a oportunidade de ter uma visão panorâmica da cidade a quase 110 metros de altura.

Foto por IStock/ diegograndi

Situado dentro do parque Tingui, o Memorial Ucraniano conta com portal, réplica da antiga capela de São Miguel, campanário e casa de arquitetura típica entre seus principais atrativos.

Além disso, representando as tradições ucranianas, há uma exposição permanente de pêssankas, ovos pintados à mão que remontam de milhares de anos e eram preparados para presentear as divindades no início da primavera. O espaço é uma homenagem aos imigrantes ucranianos que vieram para esta região no século 19.

Foto por Istock/ R.M. Nunes

Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON, um dos maiores museus da América Latina que abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, como a badalada exposição “OSGEMEOS: Segredos”, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo.

Já para quem gosta de praticar esportes de areia, Curitiba conta com a Pontuou, um pedacinho da praia no meio da capital paranaense. No meio da tarde, que tal uma parada para um café e um lanche saboroso? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade.

Entre os destaques estão a Prestinaria e o Café Cultura, empreendimentos que contam com várias unidades na cidade. E é lógico que não dá para esquecer de um dos principais símbolos do Paraná: o mate. Curitiba acaba de ganhar a inovadora Ow Mate, com preparos “to go” quentes e gelados que levam o mate como grande estrela.

De volta à cultura, a Praça da Espanha é point de crianças, jovens e adultos. No sábado, a feira de antiguidades é tradição. Mas por lá também acontecem exposições, atividades de pintura, shows, entre outros.

Para quem busca uma programação cultural de qualidade, a SIM Galeria, espaço especializado em arte contemporânea, promove exposições de artistas nacionais e internacionais. Composta por restaurantes e bares, a Avenida do Batel é parada certa para quem está atrás de gastronomia ou compras, já que é lá que fica o Shopping Pátio Batel, o mais sofisticado da cidade, com grifes internacionais como Tiffany, Prada e Versace.

O bairro do Batel é recheado de opções de sorveterias dos mais diversos estilos, entre elas: Bacio Gelato, Freddo Gelateria, Diletto, Cold Stone Creamery e Los Paleteros. Todas ficam nas redondezas da Praça da Espanha. Para quem ama a natureza, uma boa pedida é a Esalflores, maior rede de floriculturas do Brasil, que conta com várias unidades na cidade, propondo momentos de tranquilidade em meio a um “mar de plantas”.

Gosta de cerveja artesanal? Marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país. Ama pizza? Então precisa conhecer a Pizzaria da Mathilda, que trabalha com o melhor da tradição napolitana em dois endereços da capital paranaense. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de sanduíches e petiscos com características bem urbanas, o Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco, é a melhor pedida.

Foto por Nakayana Matias

Quer agito e boa música? Conheça o 41 Brooklyn, que combina todo o conceito do subúrbio de Nova York com a tradição do hip hop, e o The Weknd, restobar que mescla churrasco, drinks, chope artesanal e muito rock.

Por último, mas não menos importante, para quem busca alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil. É na capital paranaense que fica o incrível Obst., primeiro restaurante próprio do chef Lênin Palhano, grande nome da culinária paranaense nos últimos anos, que conta com menu criativo, extremamente saboroso e contemporâneo, além de uma coquetelaria de altíssimo nível.

Foto por Munir

Outra ótima opção para os amantes da boa gastronomia é o também recém-inaugurado Raulino Cozinha Autoral, comandado pelo chef André Raulino, que oferece um impactante menu surpresa. Já o Kitsune, empreendimento gastronômico comandado pelo badalado chef Andre Pionteke, curitibano que ganhou popularidade com a participação no Masterchef Profissionais 2018, trabalha com preparos inspirados em ingredientes locais da região da Mata Atlântica – bioma do litoral do Paraná – aliados às técnicas da culinária oriental.

Como chegar

Existem diversas opções de voos diretos entre São Paulo e Curitiba pela GOL, voegol.com.br, LATAM, latam.com.br, e AZUL, voeazul.com.br. O trecho até o Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, a 18 km do centro da cidade, é de cerca de uma hora.

Onde ficar

Grand Mercure Curitiba Rayon

Transamerica Batel

Onde comer

Fish*Me

Prestinaria

Pizzaria da Mathilda

Porks — Porco & Chope

Obst.

Raulino Cozinha Autoral

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Gabriel Borghi

Comentários

Sair da versão mobile