O impacto da escolha de Cuiabá como uma das sedes da última Copa do Mundo transformou a estrutura urbana da capital de Mato Grosso. Principal ponto de partida para chegar a Chapada dos Guimarães e ao Pantanal Norte é possível encontrar lazer e diversão para adultos e crianças. Essa proximidade com a região pantaneira se reflete na gastronomia e as peixarias predominam na gastronomia cuiabana.
Passeios ao ar livre em parques como o Horto Florestal, visita ao Aquário Municipal e Zoológico, passar o dia no parque aquático se refrescando nas piscinas ou simplesmente conhecer o centro histórico da cidade. Confira as sugestões e bom passeio!
Aquário Municipal
Um dos locais mais visitados de Cuiabá, é o Aquário Municipal Justino Malheiros, onde podem ser observadas cerca de 20 espécies de peixes da bacia do Pantanal, Amazonas e Araguaia. Entre os peixes estão pacu, piranha, piraputanga, jaú, cachara, além de tartarugas. A entrada é franca.
Casa do Artesão
A Casa do Artesão é um dos melhores lugares na capital de Mato Grosso para compra de artesanato. Lá você poderá encontrar vasos em cerâmica, tapetes, quadros, bolsas, camisetas, redes, doces, biscoitos, livros entre outros. O prédio tombado pelo patrimônio O SESC Casa do Artesão fica na esquina da rua 13 de Junho, nº 315 – porto.
Zoológico
Para quem gosta de animais, visita ao zoológico, é um excelente lugar de passeio. O Zoológico da UFMT é uma ótima opção de passeio para crianças e adultos. O espaço abriga aproximadamente 500 animais dentre eles, aves, répteis e mamíferos, divididos em 80 espécies diferentes, que podem entreter o público e também proporcionar conhecimento sobre a fauna regional.
Horto Florestal
O Horto Florestal Tote Garcia, é um bosque onde o visitante pode desfrutar de um ambiente com muito verde e se tiver sorte, contemplar, pássaros, macacos, tatus e outros moradores do local.
Morro da Caixa D’água
O pequeno aqueduto de estilo romano, conhecido como Morro da Caixa D’água, foi construído em 1882, para abastecer a população cuiabana, (composta por cerca de 25 mil pessoas na época) de água potável por gravidade.
Redescoberta e recuperada no final de 2007, a Caixa D’ Água Velha tornou-se museu. Além de exposições permanentes mostrando objetos que compuseram sua própria história, como tubos de ferro fundido e registros usados no controle da distribuição de água, o Museu promove mostras rotativas de peças como, obras de arte e fotografias de artistas mato-grossenses.
Santo Antônio de Leverger
Está localizado há 65 quilômetros da capital num local encantador: dentro de um parque estadual, cortado por um riacho e rodeado de mata nativa. Piscinas feitas em pedra foram construídas juntos as nascentes com águas que variam de 37 a 42 graus. Duas trilhas por entre as árvores, com meia hora de duração levam a cachoeiras próximas.
Onde ficar
Paiaguás Palace – hotelpaiaguas.com.br
Gran Odara – hotelgranodara.com.br
Fazenda Mato Grosso – hotelmt.com.br
Quem leva
Gol – voegol.com.br
Azul – voeazul.com.br
Tam – tam.com.br
Onde comer
Peixaria Okada
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Flickr paulisson miura