Uma velha aeronave Boeing 727-100, que durante muitos anos voou com as cores da Varig, foi adquirida em um leilão realizado em outubro. Em estado de total abandono, ela foi arrematada por R$ 94 mil por um grupo de ex-funcionários da antiga companhia aérea liderados pelo ex-engenheiro de voo da empresa Rubem Oscar Bürgel.
O trijato prefixo PP-VLD começou a operar na Varig em 1970, em rotas nacionais e internacionais. Em 1989, foi convertido em cargueiro e voou até 2006 antes de ser definitivamente aposentado.
Agora, o B727-100 será transportado para um outro local, onde passará por um processo de restauração para, futuramente, ficar em exposição e aberto à visitação pública no Memorial da Viação Aérea Riograndense que será criado pela Associação Varig Vive, em Porto Alegre. O local também incluirá outros acervos da companhia.
Custos elevados
Os custos da desmontagem, transporte, remontagem, restauração e manutenção da aeronave, além do aluguel do espaço onde ficará exposta, são bastante altos. Assim, os apaixonados “variguianos” organizaram uma vaquinha para arcar com as despesas. Os canais oficiais para receber doações em breve serão anunciados, mas, por enquanto, a Varig Vive disponibilizou uma conta corrente para quem quiser colaborar com qualquer quantia. Confira:
Banco Itaú
Agência 5592
Conta corrente 00392-4
Rubem Oscar Bürgel
CPF 151.601.140-68
Informações: varigvive@gmail.com
Texto: Roberto Maia
Foto do destaque: Pedro Aragão/CC BY-SA 3.0 GFDL/Wikimedia Commons