Ainda pouco explorada pelos brasileiros, a Bretanha, região no noroeste da França, guarda pequenos destinos que são verdadeiras joias. Um deles é a cidade de Vannes, localizada às margens do Golfo de Morbihan, a 450 km de Paris. É conhecida pelas fortificações e pelo centro histórico com um charme medieval.
Fundada pelos romanos ainda no século I a.C., Vannes só começou sua lenta expansão durante a Idade Média, na área protegida pelas muralhas. Por isso, o centro é tomado por becos, ruas estreitas, pequenas praças e algumas casas antigas em estilo “pan de bois” (semelhante ao enxaimel). Passar um dia explorando a área a pé já vale a visita.
Bem ao lado está a marina da cidade, um extenso canal onde atracam lanchas e pequenos barcos. Nessa região agitada você encontrará uma série de cafés, restaurantes, creperias e padarias, onde pode provar o melhor da culinária bretã em um cenário simplesmente encantador.
De frente para a Marina está a Porte Saint-Vincent, o principal portão das muralhas. Siga até a Place des Lices, onde acontece um mercado ao ar livre as terças e sábados de manhã. Vale também visitar os dois museus do centro histórico: o Château Gaillard (museu de história e arqueologia) e o La Cohue (museu de belas-artes).
Do lado de fora das muralhas, conheça o Château de l’Hermine, antiga residência ducal, e o Parque Jardins des Remparts. Seguindo pela marina, está o Parc du Golfe, de onde saem os passeios de barco pelas ilhas do Golfo de Morbihan. O local também abriga um aquário e o Jardin aux Papillons, um jardim botânico fechado repleto de borboletas.
Como chegar
A Latam e a Air France são as companhias que oferecem voos diretos na rota São Paulo-Paris. De Paris, siga para Vannes de TGV (trem de alta velocidade), com parada em Rennes.
Onde ficar
Kyriad Prestige Vannes Centre – Palais des Arts
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / DaLiu