O Vale do Loire é conhecido como o jardim da França ou como o berço da lingua francesa, e possui um patrimônio arquitetônico de qualidade em suas cidades históricas como Amboise, Angers, Chinon, Nantes, Orleans, Saumur e Tous. Seus castelos são munfialmente conhecidos, como o castelo de Amboise, Chambord, Villandry e Chanonceau.
A paisagem do Vale do Loire ilustra os ideais do Renascimento e Iluminismo na Europa Ocidental. O local possui uma excelente paisagem cultural de muita beleza, cheia de vilas e aldeias históricas, monumentos arquitetônicos de grande valor, seus muitos castelos e vinhos. No dia 2 de dezembro de 2000 a parte central do vale do Rio do Loire, entre o Sully-Sur-Loire, entrou para a lista de patrimônio mundial, pela Unesco.
Hoje em dia estes castelos servem como propriedade privada e habitação, alguns servem como atrações turísticas e outros são explorados como albergues ou hotéis. O castelo Chambord que tem estruturas gigantes é de propriedade do Governo Nacional e é um dos principais pontos turísticos do local, atraindo milhares de visitantes a cada ano.
Texto por: Raphaela Cristina Alves
Foto destaque via Istock/ StevanZZ