Romance, descanso, tranquilidade ou aventura. Para cada estilo de vida e viagem, há um roteiro especial e adequado. A rota do Vale das Águas, no oeste do Estado de Santa Catarina, é ideal para quem busca um tipo de passeio em contato com a natureza e alto nível em atendimento, infraestrutura e indicação. A região é formada por 27 municípios, e tem 11 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo Governo Federal.
O Vale das Águas é perfeito para um clima romântico, com águas termais, cachoeiras, e restaurantes com comida típica. Tudo favorece a situação para um pedido especial e para dar a aliança à pretendente, por exemplo. Mas, para os amantes de aventura, também é possível fazer voos de parapente, basta escolher a cidade ideal.
Principais atrações do Vale das Águas
De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, um dos destaques está no município de Quilombo: a cachoeira Salto Saudades, que é formada por várias quedas d’água no Rio Chapecó. O local atrai milhares de turistas todos os anos.
Mesmo no inverno, a cidade de Águas de Chapecó recebe visitantes em busca de mergulhos. Isso porque as termas de Águas de Chapecó são atrativos com águas minerais retiradas de poço artesiano a uma temperatura que fica em torno de 37ºC. A cidade oferece área de camping para mais de 500 barracas e espaço para festas. Também é possível conhecer a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, que tem capacidade de produção de energia suficiente para abastecer aproximadamente cinco milhões de casas.
O município de Palmitos oferece águas termais, trilhas, turismo religioso e gastronomia típica. A cidade colonizada por descendentes de italianos realiza festas tradicionais como as festas do Vinho Colonial, da Ovelha, do Porco, do Frango e da Linguiça. O turismo religioso se destaca com a peregrinação à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes – que é escavada em uma rocha.
A cidade de União do Oeste é onde a adrenalina corre forte com a opção de prática de voo livre com parapente. Os voos chegam a uma altitude de 707 metros. O Morro do MacGyver é o ponto de encontro há opções para voos duplos durante todo o ano.
O Mapa do Turismo Brasileiro
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento do Programa de Regionalização do Turismo e define a área que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. Ele é atualizado bienalmente, e sua última versão, de 2017, conta com 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.
Fotos por: turismo.quilombo.sc.gov.br