Entre montanhas e campos verdes, o Val di Funes é uma paisagem de extrema beleza cênica. Esse vale fica em meio às Dolomitas, cadeia montanhosa nos Alpes italianos, no nordeste do país. Pode ser definido como um pedacinho da Itália que tem muito mais cara de Suíça ou de Áustria, tanto em relação ao cenário quanto à cultura local.
O Val di Funes está na cidade de Funes, localizada na província de Bolzano – também conhecida como Tirol do Sul (Südtirol) –, que faz fronteira exatamente com a Áustria e com a Suíça. Até o final da 1ª Guerra Mundial, esse território fazia parte do Império Austro-húngaro. Tanto que 70% da população por lá usa o alemão como idioma principal.
As cidades também são muitas vezes identificadas por seus nomes alemães. Funes, por exemplo, é Villnöss. O vale em questão guarda alguns dos cenários mais incríveis do Tirol do Sul, como o vilarejo de Santa Maddalena. Ao longo do campo verde há várias casinhas com arquitetura tipicamente germânica, uma igrejinha, bosques de pinheiros e o grande destaque: o impressionante maciço de Odle, que se ergue de forma dramática no horizonte.
Odle, por sua vez, é considerado um dos trechos mais bonitos e icônicos das Dolomitas. Com mais de 18 picos que atingem mais de 3.000 metros de altitude em paredões íngremes e penhascos, as Dolomitas estão na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Janoka82