Ícone do site Qual Viagem

Vai a Machu Picchu? Tem novidade: Peru Ecocamp

Peru Ecocamp

“Assim até eu vou querer acampar!” Esta foi a reação de Dona Glória, do alto de seus 87 anos, quando viu as fotos de minha última viagem, no almoço de domingo em família. Estive no Peru em outubro para conhecer um novo e surpreendente empreendimento turístico: Peru Ecocamp.

Glamping

Quem gosta de contato com a natureza e não abre mão de conforto, agora tem mais uma razão para ir a Machu Picchu. Este tipo de hospedagem, que busca integrar o ambiente natural com a melhor estrutura hoteleira possível,  não é novidade no mundo e vem sendo chamado de “Glamping“. O termo é oriundo da junção das palavras Glamour e Campimg.

É na Africa que se encontra a maior quantidade de acampamentos de luxo do planeta, mas o Brasil também já tem ao menos um empreendimento nestes moldes. Trata – se do Safari Korubo, no Jalapão, e a tendência é que outros estabelecimentos similares  venham a surgir nos próximos anos por aqui.

Na América do Sul, justiça seja feita, o pioneirismo neste tipo de hospedagem cabe ao EcoCamp Patagônia que recebe hóspedes desde 2001. Localizado no Parque Nacional Torres Del Paine, no Chile, o hotel foi premiado este ano pela revista Travel + Leisure  como segundo melhor hotel da América do Sul!

Glamping nas montanhas

No entanto, existe uma pequena diferença de conceito entre os acampamentos luxuosos africanos e os “Ecocamps” do Chile e do Peru. É o “fator montanha”.  Com construções em forma de grandes “domos”, que se assemelham a barracas iglus gigantes, reproduzem o ambiente de convivência e trocas entre os participantes, típico da cultura de montanhistas. Criam assim, uma atmosfera propícia para que abandonemos os celulares enquanto batemos um bom papo observando a paisagem natural do entorno.

Peru Ecocamp

Um diferencial que permite versatilidade ao Peru Ecocamp  é a quantidade de hotéis que estão dispostos desde Molepata até Santa Tereza. Ao contrario do vizinho chileno, onde os passeios sempre retornam ao ponto de partida, no Peru são  5 “Camps” instalados ao longo da famosa trilha de Salkantay. Esta característica viabiliza montagens de roteiros que atendem desde os caminhantes mais experientes que querem fazer a trilha completa,até aqueles que não querem ter desgaste físico e  vão somente até o acampamento 2 para ver a montanha de Salkantay e a geleira e seu respectivo lago, em Humantay.

Outro diferencial, está nas amplas dimensões dos dormitórios. Com 28 m²,  oferecem todo o conforto que uma lareira, camas king Size e duchas quentes podem proporcionar depois de um dia de passeio. Acompanhe no vídeo abaixo, meu encantamento ao chegar no “Camp” de Soraypampa!

A gastronomia também merece destaque, com verdadeiras refeições gourmets que são capitaneadas pelo Chef Carlos, formado pela importante escola de culinária de reconhecimento internacional, “Le Cordon Bleu“.

No Brasil estão sendo comercializados dois pacotes que visam atender públicos distintos. “Salkantay, Condors e Machu Picchu” para iniciantes em turismo de natureza e “Salkantay , Trekking e Machu Picchu” para quem busca um desafio maior com longas jornadas caminhando.

Quem se interessar pela novidade, pode obter maiores informações através da Venturas Viagens, que é a representante do Peru Ecocamp para o mercado brasileiro.

 

Texto e fotos: Jota Marincek, sócio fundador em Venturas Viagens.

Comentários

Sair da versão mobile