A Terra do Fogo, na Patagônia argentina, é destino certo para os aventureiros. Trata-se da província mais ao sul do país, em meio às últimas montanhas da Cordilheira dos Andes, geleiras e o oceano. Localizada nessa província e às margens do Canal Beagle, a cidade de Ushuaia é considerada a mais austral do mundo e porta de entrada para a Antártida.
Devido a essa sua localização única, possui a maior temporada de neve da América do Sul. Ou seja, é um prato cheio para quem curte esportes de inverno. Lá é possível fazer um pouco de tudo: andar de moto de neve, fazer snowboard, esquiar, andar de trenó e muito mais. Isso em meio às paisagens únicas da Terra do Fogo.
Ao longo da Rota nº 3, não muito longe do centro de Ushuaia, há 11 centros de inverno, que oferecem todo o tipo de atividades na neve, como a Estação de Esqui Cerro Castor. Há dois grandes diferenciais do esqui em Ushuaia em relação a outros grandes centros de esqui pelo mundo. Primeiro, é possível esquiar em altitudes bem mais baixas, a menos de 1.000 metros de altura em relação ao nível do mar. Outra questão é a temperatura, menos extrema do que em outras partes do mundo: mesmo no inverno, a média nos centros de esqui é de -5°C.
Passeio imperdível, o Trem do Fim do Mundo (Tren del Fin del Mundo) é uma locomotiva a vapor que leva os passageiros através de lindos bosques nevados, até o Parque Nacional Tierra del Fuego, próximo à fronteira com o Chile. Outra opção clássica é navegar pelo Canal Beagle, passando por diversas ilhas da região. Nesse passeio, é possível avistar as colônias de lobos marinhos, de pinguins e de outras aves locais.
Durante o inverno, suba ao topo da Geleira Martial de teleférico. As vistas para Ushuaia e o Canal Beagle são incríveis. Os corajosos podem fazer até mesmo mergulho nesse canal, acompanhados por guias. É recomendável mergulhar nos meses de verão. No centro de Ushuaia, visite pontos turísticos como a Plaza Islas Malvinas, o Museu do Fim do Mundo e o Museu Marítimo.
Quanto à gastronomia, os restaurantes de Ushuaia apresentam uma boa seleção de carnes e, principalmente, peixes e frutos do mar típicos de águas geladas, como o king crab (“centolla”) e a merluza negra, servidos bem frescos. Numa viagem a Ushuaia, as compras não vão ficar de lado. A cidade está cheia de lojas duty free, pois é uma área alfandegária especial, ou seja, os produtos vendidos ali são isentos de impostos.
Como chegar
A Latam e a Aerolíneas Argentinas oferecem voos de São Paulo a Ushuaia, com parada em Buenos Aires. O aeroporto de Ushuaia fica a poucos quilômetros do centro da cidade.
Onde ficar
Mais informações em: tierradelfuego.org.ar e turismoushuaia.com/pt
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / leonardospencer