O British Music Experience completou sua mudança de Londres para Liverpool em 09 de março, data em que reabriu para o público. Liverpool, no noroeste da Inglaterra, é cheia de atrativos: é a sede de dois times da Premier League de futebol, sua área à beira-mar é Patrimônio Mundial da UNESCO e é também a cidade britânica com a segunda maior concentração de museus nacionais. Mas a maior fama da cidade vem do fato de que ali nasceu a banda mais famosa da história.
Os Beatles começaram sua trajetória em 1960 e conquistaram o mundo. Seus quatro membros – Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison e John Lennon – nasceram em Liverpool, cidade que tem um aeroporto internacional e é facilmente acessível de trem a partir de Londres.
Na Liverpool dos Beatles, comece sua viagem ao passado onde tudo começou, com um passeio combinado na Mendip e 20 Forthlin Road, endereço onde John e Paul, respectivamente, passaram suas infâncias. As casas foram preservadas como no tempo de seus famosos habitantes, oferecendo uma visão única dos primórdios da banda.
Para ter uma visão aprofundada dos sete anos em que os Beatles dominaram a música britânica, vá ao The Beatles Story. A exposição apresenta cada estágio da carreira do grupo, começando na formação, passando pela psicodelia da metade dos anos 1960 e pelo final da banda. É possível também visitar o reconstruído Cavern Club, local de algumas das primeiras apresentações dos Beatles. Hoje, o Cavern Club tem música ao vivo, com sua própria banda tributo recriando o som dos Fab Four uma ou duas vezes por semana.
Para aproveitar todas as atrações relacionadas à banda em Liverpool, faça o passeio de ônibus Magical Mystery coach tour, com duração de duas horas, que passa por lugares como as escolas onde o quarteto estudou, por Penny Lane e por Strawberry Field.
A cena musical de Liverpool, porém, vai muito além dos Beatles. O British Music Experience traz mais de 600 itens raros do patrimônio musical britânico, incluindo a letra escrita à mão do mega-hit “Blue Monday”, do New Order, e roupas originais e extravagantes de David Bowie, da época de Ziggy Stardust. É uma experiência interativa: você pode dançar o twist, o eletrônico ou a disco numa cabine que atravessa décadas, explorar como a música foi tocada e armazenada ao longo das últimas décadas e gravar uma canção famosa num estúdio interativo.
Liverpool é até hoje um importante polo musical. Por exemplo: você pode achar que uma loja de chás não é o local óbvio para grandes shows, mas o Leaf Tea Shop and Bar inverte a lógica e é um dos lugares mais legais para música ao vivo na cidade. Aberto desde 2007, essa casa de chá “punk” é um tradicional local para café da manhã e um bar completo com música ao vivo à noite.
Se o seu gosto está mais próximo da música clássica, veja uma apresentação da Royal Liverpool Philharmonic Orchestra. Trata-se da mais antiga orquestra sinfônica profissional em atividade no Reino Unido, com mais de 60 apresentações por temporada em sua sala de concertos e em outros endereços em Liverpool.
Mais informações em: visitbritain.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / British Tourist Authority