Situada mais ao norte da Europa, a Estônia fica na fronteira entre a Rússia e a Letônia. Foi ocupada pelos russos, dinamarqueses, poloneses, alemães, suecos e vikings. Em 1918, foi anexada a União Soviética e só conseguiu sua liberdade muitos anos depois, em 1991.
Hoje é um dos países mais bem estruturados da Europa e destino turístico de muitos. Rico em paisagens naturais, quase metade do território estoniano é coberto de florestas; são cinco parques nacionais, onde é possível encontrar animais raros, como linces, lobos, ursos e pássaros do ártico.
A partir de Tallinn, existem diversas excursões para os principais pontos turísticos naturais, e alguns chegam a durar até seis dias de percurso. Separamos uma lista imperdível com cinco lugares incríveis para você conhecer na sua próxima viagem. Confira:
Ilha Kassari
Kassari fica em um dos pontos mais distantes de Hiiumaa, ilha que surgiu há mais de 400 milhões de anos, após a explosão de um meteorito. Dono de uma vegetação única, o local é indicado para fazer trekking, que passa pela vila local, onde o guia explicará sobre as lendas da região.
Se estiver de passagem em Hiuumaa, não deixe de visitar o farol mais antigo em operação contínua, o Kõpu.
Cachoeiras Keila
Localizada na zona rural de Harju, é a terceira maior cachoeira da Estônia, com seis metros de altura. Durante o verão, o ambiente é muito visitado por turistas que querem tomar banho e relaxar, já no inverno, as quedas d’água ficam congeladas e dão um visual totalmente diferente ao local.
Aldeia de pesca em Altja
A vila beira-mar de Altja é tipicamente medieval, com diversas casinhas ao longo de uma única rua, fazendas costeiras e até mesmo tavernas que servem deliciosos pratos locais.
Trilha do Castor
Dentro do Parque Nacional Lahemaa, localizado em Oandu, está a famosa “Trilha do Castor”. É possível ver bem de pertinho as represas que os roedores constroem e as tocas do rio. Quem sabe você não consegue ver um castor também?
Penhasco de Panga
O maior afloramento rochoso fica a oeste da Estônia, em Panga. O penhasco Siluri é uma escarpa que tem início em Gotland – maior ilha da Suécia e do Mar Báltico – e chega até o condado de Saare.
Panga fica dentro de uma reserva natural, que oferece estrutura para fazer piquenique, observar pássaros, e se divertir nos balanços pendurados nas árvores.
Mais informações: www.visitestonia.com
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por ebolyukh