Transformar uma cidade em um destino temático inspirado na Baviera, região mais icônica da Alemanha. Essa foi a estratégia da pequena Leavenworth para atrair turistas e reaquecer a economia local. Localizada no estado de Washington (Estados Unidos), a 190 km de Seattle, a cidade cresceu no começo do século passado, com a instalação de uma linha férrea que passava por ali.
Quando a ferrovia foi deslocada para outra região, Leavenworth entrou em declínio e virou quase uma cidade fantasma. Até que na década de 1960 surgiu a ideia de criar ali um típico vilarejo alemão, cuja inspiração foi principalmente a paisagem natural que cerca a cidade – montanhas com picos nevados semelhantes aos Alpes.
A partir disso, o centro de Leavenworth ganhou cara nova, com charmosas construções em estilo enxaimel e floreiras nas janelas e sacadas, além de restaurantes de comida típica, cervejarias artesanais, adegas, chocolaterias e lojas temáticas. E não foi só isso: vários festivais de inspiração alemã foram criados na cidade, entre eles o Icefest, o Maifest, o Festival de Natal (quando toda a cidade fica decorada com luzinhas natalinas) e até mesmo a Oktoberfest.
O novo tema de Leavenworth deu muito certo: a cidade recebe cerca de um milhão de turistas todos os anos, misturando o charme da Baviera com uma estrutura completa para o visitante. Todos os dias há algum tipo de concerto ou apresentação ao ar livre.
Existe também uma série de atrativos na natureza, incluindo esportes de aventura. Leavenworth fica aos pés da cadeia de montanhas Cascade, uma linda área com rios e florestas. Algumas das atividades que podem ser feitas ali são escaladas, ciclismo, trilhas, rafting e, no inverno, esqui, passeios de trenó e muito mais.
Mais informações em: leavenworth.org
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Amenohi