Ícone do site Qual Viagem

Um passeio pelas deslumbrantes paisagens paranaenses no trem da Serra Verde Express

O passeio de trem entre Curitiba e Morretes é uma experiência única que leva os viajantes a uma jornada espetacular pelo coração da Serra do Mar Paranaense. A rota, conhecida como a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, é uma das mais famosas do Brasil e é considerada um dos passeios de trem mais belos do mundo, oferecendo uma viagem cênica inesquecível.

A jornada começa na histórica Estação Ferroviária de Curitiba, onde nos acomodamos no vagão Bove, cujo maior diferencial é ser pet friendly. O vagão possui poltronas confortáveis, janelas que se abrem, banheiro, mesas e uma varanda entre os lounges, onde é possível ficar durante o trajeto para apreciar melhor a vista e onde é disponibilizado itens para os pets viajantes, como vasilha de água e tapete higiênico. Além disso, os amigos peludos contam com almofadinhas confortáveis dispostas entre algumas poltronas para viajarem perto dos seus tutores.

Vagão Bove, da Serra Verde Express

À medida que o trem parte da estação, vamos nos despedindo aos poucos do cenário urbano e logo passamos a ser envolvidos pela paisagem exuberante da Mata Atlântica. A viagem serpenteia por montanhas cobertas por densas florestas, atravessa pontes e diversos túneis impressionantes, revelando todo o esplendor da natureza ao redor. O trajeto é feito lentamente, de modo que se possa apreciar ao máximo a paisagem. Ao longo do caminho descortinam-se cachoeiras, montanhas e ruínas de propriedades abandonadas. Os pontos altos da viagem incluem o famoso Viaduto do Carvalho, uma obra-prima da engenharia, e a Ponte São João. Em determinado trecho do trajeto, a impressão é que o trem está voando, já que não é possível ver os trilhos. A paisagem montanhosa repleta de árvores nativas ao redor e o vento no rosto despertam uma sensação incrível de liberdade e conexão com a natureza!

Cachoeiras, montanhas, ruínas e uma pequena represa podem ser avistadas durante o trajeto.

Durante o percurso, guias entusiasmados fornecem informações sobre a história da região, chamando atenção para os pontos a serem avistados e tornando a viagem educativa e envolvente. Com uma duração de cerca de quatro horas (que passam num piscar de olhos), é possível viajar em três categorias diferentes: Litorinas Luxo, Boutique e Turística. Para tornar a viagem ainda mais agradável, a companhia oferece um lanche e bebidas, que podem variar dependendo da categoria escolhida.

O trem possui diferentes categorias nos vagões.

Administrado pela Serra Verde Express, o passeio é um dos pontos altos na região, atraindo visitantes de diversos perfis que estão à procura de se aventurar e fazer um trajeto diferenciado entre as duas cidades.

Morretes e seu charme colonial

Apesar de estar localizada no litoral paranaense, Morretes é uma cidade que não tem praias. Cortada pelo rio Nhundiaquara, possui um charme característico com ruas de paralelepípedos e construções históricas. O centro se agita com a chegada do trem e de outros turistas que chegam por ali de carro. Artistas de rua se espalham entre uma feirinha de artesanato e a praça, em um caminho abundante de lojinhas e restaurantes.

A charmosa Morretes, com sua praça movimentada e sua arquitetura colonial.

Um dos destaques mais notáveis de Morretes é o famoso prato regional chamado “barreado”. Trata-se de um ensopado de carne, cozido lentamente em uma panela de barro com temperos especiais. O prato é servido com arroz, farinha de mandioca e fatias de banana, proporcionando uma combinação de sabores excepcional. Fizemos nossa experiência gastronômica no restaurante Stazione, que fica na área central do município. Experimentar o barreado é uma vivência obrigatória para os visitantes. Vale a pena também saborear o sorvete de gengibre, que é vendido em diversos estabelecimentos na região.

Restaurante Stazione: local para saborear o famoso barreado

Outro atrativo de Morretes é o parque temático Hisgeopar, que conta a história do Paraná através de uma grandiosa maquete com bonecos que se movem e representação da geografia e da estrada de ferro. Um guia acompanha a visita e explica os cenários representados, que vão desde os habitantes originários, passando por diversos ciclos econômicos e culminando com a construção da barragem de Itaipu. Um passeio divertido e instrutivo para todas as idades!

Hisgeopar: uma atração imperdível em Morretes

Antonina: riqueza cultural e bala de banana

A cerca de 20 minutos de Morretes situa-se Antonina, cidade litorânea que foi importante para a exportação de erva-mate, já que seu porto fica em uma localização estratégica.

Cenários de Antonina

Com uma rica história, possui ruas marcadas por construções antigas, casarões coloniais bem preservados e igrejas centenárias, criando uma atmosfera que evoca o período colonial e que se tornou propícia para a produção de filmes na região. Nas fachadas de algumas casas, azulejos trazem o nome de músicas de artistas da MPB, para que um grupo de seresteiros que percorre a cidade possa entoá-las. São os Amigos da Música de Antonina. A cidade também é palco de festivais, como o Antonina Blues Festival e o Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná.

Loja da Bananina: guloseima tradicional do Paraná

Antes de ir embora e subir a serra de volta à Curitiba, vale a pena dar uma passada na Bananina, uma fábrica de balas de banana, guloseima reconhecida como um produto típico de Antonina. Produzida de maneira artesanal, a receita já passou por três gerações da mesma família e está conquistando o mundo, como pode ser comprovado em fotos espalhadas pela loja. Com diversos produtos à venda, o estabelecimento também oferece degustação de balas com diferentes combinações, como banana com canela, com coco ou gengibre.

SERVIÇO

Passeios:

Serra Verde Express – serraverdeexpress.com.br

Hisgeopar – (46) 99977-4301

Bananina – bananina.com.br

Onde comer:

Stazione – stazione.com.br

Onde ficar:

Grand Mercure Curitiba Rayon – all.accor.com/hotel/B8P5/index.pt-br.shtml

Texto e fotos por: Cláudia Costa. A jornalista viajou a convite do Grand Mercure Curitiba Rayon, da BWT Operadora e da Serra Verde Express.

Comentários

Sair da versão mobile