Bariloche é sinônimo de inverno e neve para muitos brasileiros. Tanto que já foi conhecida como “Brasiloche”, tantos eram os visitantes durante a década de 1980 no destino argentino. Localizada nos Andes Patagônicos, está distante cerca de 1,6 mil quilômetros de Buenos Aires e sua principal atividade econômica é o turismo. E San Carlos de Bariloche – nome oficial – continua atraindo muitos turistas.
Desde aqueles praticantes de esqui até os que querem se divertir, curtir os belos campos nevados da região andina ou apenas saborear um chocolate quente com amigos e familiares em uma das cafeterias do simpático Centro Cívico, o marco zero da cidade e ponto de encontro de todos.
Um dos principais destinos da Argentina, oferece bons serviços e infraestrutura capazes de atrair turistas de todo o mundo. O centro da cidade está renovado e novos shopping centers foram construídos. Importante destino de esqui internacional, reúne atrativos turísticos e atividades para toda a família.
O Cerro Catedral é o centro de esqui mais famoso e antigo da Argentina com mais de 70 anos de funcionamento. Seu ponto mais alto está a 2,2 mil metros e a temperatura média varia entre dois graus negativos e 12 graus positivos. Possui a maior superfície para a prática de esqui do continente com 9 km de pistas e recebe cerca de 250 mil visitantes a cada temporada de inverno. Dispõe de 11 canhões que produzem neve artificial e 14 máquinas para plainar a pista. Tem um parque de neve para jogar e novos trenós para diversão em família. Sua rede hoteleira oferece 7 mil leitos e mais 28 mil em Bariloche.
No Cerro Otto, não deixe de visitar a confeitaria giratória a mais de 1,4 mil metros de altura e o Centro de Esqui Nórdico, onde as atrações são os passeios de quadriciclos e trenós puxados por motos de neve através dos bosques. Inevitável uma parada para admirar a paisagem que tem o espetacular Lago Nahuel Huapi como destaque. Quem não esquia e quer apenas se divertir na neve irá encontrar as condições ideais em Piedras Blancas, um parque inteiro para brincar no gelo.
A infraestrutura do local oferece um teleférico, ônibus, trenós, escola de esqui e snowboard. São 3 mil metros de pistas exclusivas e seguras. Tudo por lá foi concebido para quem deseja apenas se divertir e brincar na neve, priorizando, inclusive, os visitantes que entram em contato com ela pela primeira vez. Entre seus pontos de interesse turístico também merecem destaque o Cerro Lopez, o Campanario, o Tronador, o Lago e o Parque Nacional Nahuel Huapi, a Ilha Victoria, o Bosque de Arrayanes e o refúgio Neumeyer. A Festa Nacional da Neve marca a temporada e reserva surpresas aos visitantes com um programa completo de atividades para os turistas e moradores desfrutarem com a família. Tradicional na cidade, apresenta corridas, concursos e desfiles com destaque para o de carros alegóricos. O evento surgiu há algumas décadas para celebrar a neve, as montanhas e as lendas de Bariloche.
Onde ficar em Bariloche:
Bariloche oferece farta rede de hospedagem, com opções variadas. Há hotéis de todas as categorias, hostels, albergues, bangalôs e até cabanas para alugar. Os principais hotéis são: Panamericano, Edelweiss, Nido del Cóndor Resort & Spa, Arelauquen Lodge Golf & Spa, Villa Huinid Resort & Spa e Llao Llao Hotel & Resort, Golf & Spa, principal referência do destino.
Texto por: Roberto Maia
Foto destaque por Istock/gustavofrazao