O momento mais aguardado para quem ama o mês de junho por conta das festas juninas está próximo. Essa excitação se reflete no mercado do turismo rodoviário com uma grande movimentação de pessoas querendo aproveitar as festividades em diversos estados. Hoje, segundo o Ministério do Turismo, há cerca de 120 festas tradicionais programadas de Norte a Sul do país, mais da metade no Nordeste. Não é à toa que em 2022, as festas de São João movimentaram cerca de R 2 bilhões, aquecendo a economia e o segmento de viagens, superando a demanda das festividades de final de ano.
Para a Abrati – Associação Brasileira de Transporte Terrestre de Passageiros – é uma grande oportunidade para o setor rodoviário, já que o São João é uma época em que as pessoas se deslocam de ônibus. “Estamos bem otimistas com as festas em Campina Grande, Patos na Paraíba, Mossoró, Caruaru e Petrolina, que são os destinos mais procurados nesse período. Além disso, as empresas regulares do setor estão investindo em serviços diferenciados e preparando suas equipes para atender com excelência esses passageiros”, ressalta Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da Abrati.
Empresas como o Grupo Brasileiro preveem uma série de ações para suprir o aumento do fluxo de passageiros no período junino, aumentando a oferta de partidas extras em mais 40% e reforço na mão de obra. Além disso, investiu em nova frota com aquisição de 54 novos ônibus Paradiso G8 da Marcopolo, gerando receita também para a cadeia do transporte.
Não apenas essa, mas outras empresas com forte atuação na região dos festejos investiram em frota e serviços diferenciados, é o caso da Guanabara, a Águia Branca e a Auto Viação Progresso que esperam superar mais de 300 mil passageiros transportados nas linhas operadas com destino às cidades citadas, e vão oferecer serviços para todos os bolsos, desde o convencional até o leito-cama, com destaque nas promoções para quem compra passagens antecipadamente que pode chegar até a 50% do valor de uma passagem adquirida na véspera da viagem.
Pensando ainda na forte questão cultural do São João, a Viação Águia Branca investirá na personalização de seus veículos com o tema da festa e aproveita o período para lançar o serviço leito-cama para quem parte de São Paulo com destino à Vitória da Conquista e que saem de Salvador para cidades como Petrolina, Aracaju, Itabuna e Ilhéus.
Em paralelo, a ClickBus, marketplace de venda de passagens rodoviárias pela internet, afirma que as buscas online já estão crescendo. Em Caruaru, no interior de Pernambuco, segundo a plataforma, o aumento das buscas foi de 229%. Outras cidades conhecidas pelas suas festividades também já estão com uma alta busca por passagens rodoviárias. Aracaju, por exemplo, já conta com um crescimento de 35%, enquanto Mossoró, no Rio Grande do Norte, apresenta um aumento em 201%.
Para Letícia Pineschi, os dados reforçam que no Brasil a capilaridade do transporte rodoviário é a solução mais previsível e segura para atender a eventos de sazonalidade como esses . “Por isso, investimos cada vez mais para elevar o padrão do transporte oferecido pelo rodoviário, agregando comodidades capazes de minimizar o tempo das viagens e consolidando tornando cada vez mais o modal competitivo”, destaca.
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação