Há alguns anos a capital potiguar de forma simples vem demonstrando um interesse para um segmento de turismo que chamou a atenção do Governo Federal no ano de 2015 quando divulgou os primeiros dados sobre este segmento que cresce de forma impressionante no país. O segmento do turismo que falo aqui é o Turismo Religioso que desde o ano de 2015 vem ganhando uma atenção maior do Governo Federal e, como consequência, dos governos estaduais e municipais.
Eventos já despontam como novo rumo para o turismo de Natal
Em Natal vários eventos sugiram com o foco no desenvolvimento do turismo religioso, entre eles a Peregrinação das Sete, visitando as igrejas Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol; Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis; Igreja do Bom Jesus das Dores, na Ribeira; Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Cidade Alta; Igreja de Santo Antônio, na Cidade Alta; Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), também na Cidade Alta, concluindo na Catedral Metropolitana. O evento acontece durante a quaresma como uma forma de Caminhada Penitencial, unindo momentos de oração com dados históricos sobre cada igreja visitada.
Um outro evento que promove o Turismo Religioso no capital potiguar é a Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal, que este ano vai para a sétima edição, organizado pela UERN através do curso de graduação de Ciências das Religiões. Durante o evento, todos os templos históricos religiosos de Natal são visitados, não apenas a Igreja Católica Apostólica Romana, mas entre as visitas está a primeira Igreja Presbiteriana Centenária de Natal.
Durante a caminhada são visitados: o Templo Maçônico Filhos da Fé, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Praça das Mães, a Primeira Igreja Presbiteriana de Natal, a Sinagoga Braz Palatinik, o Colégio Imaculada Conceição, a Igreja Batista do Natal, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Catedral Metropolitana de Natal, a Igreja Presbiteriana Independente, a Praça Padre João Maria e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
Ações do Poder Público Municipal
No ano de 2017, tive a honra de acompanhar o lançamento do Projeto Centro Histórico e Sagrado, organizado pela então Secretária de Turismo Christiane Alecrim, um projeto incrível demonstrando a força do Turismo Religioso em nossa cidade. Atualmente no final da gestão do Prefeito Álvaro Dias, ele entrega à nossa cidade a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que irá ser um forte atrativo do Turismo Religioso na zona Norte de Natal.
Réplica da Capelinha de Fátima Portugal
A imagem se une à construção da réplica da capelinha das Aparições de Nossa Senhora de Fátima em Fátima, Portugal, uma construção exclusiva organizada e administrada pela Arquidiocese de Natal, através da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima no conjunto Parque das Dunas na Zona Norte de Natal, na orientação e administração do padre João Maria do Nascimento, junto com os paroquianos e devotos. Com isto a capital potiguar começa a ter um novo horizonte que é o turismo religioso.
Turismo Religioso, cultura e lazer
A vantagem do turismo religioso para um destino é que ele não depende da sazonalidade, não existe nem alta, nem baixa, ele é constante, acontece durante o ano todo. Outro ponto positivo é que o turista religioso pode unir o momento de fé e devoção ao momento de lazer e cultura. Natal tem tudo isto para ofertar ao turista e peregrino. Compete às agências e operadoras de turismo, à Igreja e seus agentes de pastorais, como também ao poder público, construírem um roteiro que possa unir o turismo religioso ao lazer e cultural, permitindo que o turista possa ficar na capital pelo menos três dias.
Texto por: Sidnesio Moura
Fotos por: Divulgação